Atualização

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Google x Facebook ... vai longe essa briga!


Briga de titãs. Imagem: Google Discovery

" O Google, que vem enfrentando crescente ameaça do Facebook na disputa pelo tempo que os internautas gastam na rede, também travou uma guerra com o rival por talentos de engenharia.


Na terça-feira, o Google anunciou aos seus funcionários que planeja elevar os salários em 10% no ano que vem, uma decisão interpretada como esforço para conter a saída de engenheiros e executivos que estão trocando o gigante de buscas por rivais em crescimento como o Facebook. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Eu fico as vezes pensando até onde vai as tais "Redes Sociais", onde um amigo não passa de uma instrução INSERT num banco de dados. E por a cada dia que passa, as mesmas vão ficando mais saturadas e mais ultrapassadas.

Acho eu que todo dia nasce e morre uma rede social. Mais de 90% delas você nunca irá acessar na vida. É uma concorrência selvagem, onde a lei de Darwin impera soberana.

O Google, a Microsoft e a Apple, as gigantes da computação/internet mundial, tem nas redes sociais sua principal fraqueza. A M$ tentou de tudo, porém, o que mais chegou perto de rede social foi o MSN. A Apple criou uma rede social de musica no iTunes, vamos ver se vai decolar, mas aqui no Brasil ela não terá futuro. E Google, tem a sua famigerada rede, o orkut, que só é sucesso aqui no Brasil, e mesmo assim, a cada dia que passa, o orkut é dominado por fakes e tudo que há de ruim na rede, afugentando os usuários mais antigos para o FaceBook e o Twitter.


O Facebook e o twitter hoje são gigantes na internet, empresas que faturam muito, e que ainda podem dar fama a algum funcionário. É isso que os funcionários que saem do Google para o Facebook procura. Fama.


Imaginou um desses usuários que trabalho no Google e depois fez sucesso no FaceBook? O cara não precisa por mais nada no curriculum dele. Todos os outros empregos em empresas menores pode ser ignorados. Além da grana preta, vai faturar muito com consultorias e serviços freelancer.


Algo parecido aconteceu na primeira metade da década de 2000, onde muitos engenheiros da Microsoft foram para o Google. E hoje, muitos deles estão indo do Google para o Facebook. O Feitiço sem dúvida está virando contra o feiticeiro.


Você pode até achar isso anti ético e até alguns classificam como "prostituição". Mas pense como um profissional, se você não render o esperado para um empresa ou mesmo que renda, pode ser trocado por outro há um custo menor a qualquer momento. Por que nós pessoas humanas, como diria a Dilma, não podemos fazer o mesmo com as empresas? Eu não vejo isso como algo anti-ético, é pura competição, não é isso que define o mercado de trabalho.


Bom, o Google precisa definir rápido se continua ou não no ramo de redes sociais. Se continuar com esse "chove no molhado", vai continuar a perde talentos. E a ultima coisa que eles querem, é de ficarem com rótulo de decadentes! :P


PS: Problema do monitor resolvido. Passei 15 dias sem tela, por isso, esse post é segundo do mês de novembro. A partir de terça feira, espero voltar a programação normal. Amanhã, uma pequena crônica sobre as eleições. Não perca!

2 comentários:

Leandro Laia disse...

Acho isso bom! Que as empresas abram os olhos. Já passou o tempo em que elas e seus donos eram semi-deuses.

Casper disse...

Sem dúvida que o aumento da concorrência é algo positivo no mercado de trabalho, fazendo as empresas a valorizar mais seus funcionário e/ou seus "pratas da casa".

Mas vamos ser francos. Tio Gates, Tio Ballmer, Tio Jobs e Tio Schmidt ainda são "semi-deuses" no universo da informática :P

Obrigado pela visita e pelo comentário!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.