Atualização

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Blog está virando coisa do passado?


Futuras leitoras de blog :P

" Os internautas mais jovens estão perdendo o interesse nos blogs e se voltando cada vez mais para formas mais curtas e portáteis de comunicação pela rede, enquanto a popularidade dos blogs entre os mais velhos se mantêm inalterada, segundo indica uma pesquisa americana. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na integra)

Fato: Adolescentes hoje em dia, não usam e-mail ou usam muito pouco, só passam a usar quando arrumam emprego, e mesmo assim a contra gosto. Essa tendencia está se confirmando, coisa que o Gartner disse a uns 4 anos atrás senão me engano (é impressionante como essa cara sempre acerta :P)

Já os blogs, parece está indo para o mesmo caminho do e-mail. Claro, esse movimento de deserção está apenas começando, mas vc conhece algum blog FAMOSO ou GIGANTE escrito e dirigido por um adolescente por exemplo? Difícil, os grande blogueiros, seja no Brasil e no mundo, tem entre 25 a 40 anos de idade. Em suma, esse estudo americano pode esta mostrando uma futura tendencia, que os leitores e escritores de blogs, serão pessoas mais velhas, mais experientes daqui para frente. O que tem seu lado bom, e seu lado ruim.


O lado bom é que os blogs vão passar a ser pequenos repositórios de informação, experiência e principalmente conhecimento, muito mais livres que jornais, revistas e até mais práticos que a wikipédia por exemplo. O lado ruim, é que ao passar do tempo, o público vai diminuindo, e outrora blogs gigantes passaram a ser meros sites perdidos, assim como sites antigos no Geocities ano passado, sendo que blogs pequenos estão fadados a morrer mais rápido. Ou seja, teremos uma blogosfera degenerada, em talvez em 10 ou 15 anos.


Esse movimento ainda está no inicio, se a blogosfera quiser, dá para reverter isso, afinal, ainda tem muitos adolescentes com blogs por aí. Mas aos poucos, orkuts, twitters e facebooks da vida vão trazer mais jovens para seu lado, já que são ferramentas que vc precisa escrever pouco, são eficientes formas de comunicação, e vc não precisa ficar criando conteúdo elaborado. Perfeito para o jovem hiperativo e com educação medíocre dos tempos modernos.


Conclusão: A mesma simplicidades que deu vida aos blogs na década de 2000, poderá ser responsável por sua ruína nessa nova década. Irônico, não? :P

1 comentários:

concentrado disse...

É uma pena que eles pensam dessa maneira.

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.