Atualização

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Acessibilidade e fim dos teclados ...


Essa tecnologia tem futuro, não apenas para os deficientes ...

" Pesquisadores da Universidade Politécnica de Madri (Espanha) criaram o primeiro computador capaz de interpretar a linguagem de sinais utilizada por pessoas com deficiência auditiva. O sistema, que será submetido a vários testes nesta semana, ficará pronto na próxima segunda-feira, de acordo com a instituição. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na integra)

Ao ler essa noticia, vc pode ter dito: "Legal" e depois, "e daí? só vai prestar para surdos e mudos". Se vc pensou isso amigo, vc precisa melhorar sua imaginação!

Essa tecnologia pode mudar o jeito de vc usar o computador, assim como touch screen vem revolucionando o jeito atual de tecnologia e ao poucos, acabando com a praga do mouse esse leitor de linguagens de sinais pode acabar com os teclados de maneira mais eficiente que o reconhecimento de voz!


A voz é diferente para cada pessoa, por isso a dificuldade, mas as mãos é um padrão, tem pequenas e grandes mas todas elas se tiverem completas é possível fazer todos os sinais. E é uma forma menos dolorosa que ficar martelando teclas o dia todo,muito mais saudável (vc já ouviu falar de surdo ou mudo com tendinite por usar a linguagem de sinais?) e muito mais rápido também, se vc já viu duas pessoas conversando em Libras sabe do que estou falando, é comum a pessoa tradutora terminar a frase dita por vc antes mesmo de vc termina-la.


Já imaginou ter suas mãos como substituto do keyboard? ou melhor ainda, com um simples gesto sua tv mudar de canal sem precisar de controle remoto? (coisa que já existe, mas ainda é caro e pouco eficiente) Economia de pilhas? puxa, dá para imaginar um monte de coisa com essa tecnologia de comunicação.


Sem dizer que vc aprenderia a falar com nossos amigos deficientes visuais e/ou vocais, de quebra ajudava o meio ambiente, a inclusão social e melhora a saúde tudo numa cajadada só!


Claro, que o reconhecimento por voz é o ideal para os mais preguiçosos, mas sei lá, com gestos seria uma transição, afinal, perder hábitos "milenares" é complicado!


Sei lá, as vezes minha imaginação viaja na maioneses com novas tecnologias, mas é algo perfeitamente possível, e que mudaria nossas vidas para melhor, é isso que a tecnologia da informação serve, é para romper fronteiras, não é? Ou vc acha que em 1991 já não tinha gente imaginando vídeo games que nem o Wii? Por falar em 1991 e games, próximo post é uma viagem no tempo ao "jurássico" inicio da década de 1990! XD

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.