Atualização

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Volta do Basic ...


Tela Principal do Small Basic 0.5, bastante diferente do original ...

" SÃO PAULO – A Microsoft anunciou uma nova versão de uma ferramenta de desenvolvimento voltada ao público iniciante, o Small Basic. "

Fonte: Info (ler matéria na integra)

"Small" é apenas o nome, essa nova interface do Basic, feita em SilverLight e no .net 3.5 fica bem pesada se vc não tiver um adaptador de vídeo legal! Portanto, se vc quer aprender programação e não tem uma maquina tão nova, recomendo você usar o FreeBasic ou mesmo o FreePascal!

Na verdade, essa é uma versão muito reduzida do Visual Basic.net, os comandos e estruturas desse novo Release do Basic não lembra muito a linguagem original, vc não precisa enumerar as linhas, e comandos como PRINT e GO TO não estão presentes, vc na realidade usa objetos que possuem comandos dentro deles.

Mas como todo Basic, vc pode brincar com ele a vontade, e até cometer erros grosseiros de lógica que o mesmo parece aceitar, é algo realmente feito para iniciantes. Os programas desenvolvidos inicialmente são na console (popular "DOS), para criar janelas e outras coisas mais, o usuário terá evoluir gradativamente os exercicios da sua documentação, que alias, é em PDF, ou seja, não é indexada, se vc saber de um comando terá que ler (em inglês) a apostila e localiza-lo, ponto negativo do Small Basic.

O programa ainda está em fase de desenvolvimento, por tanto, quando a 1.0 sair, talvez eles já tenham melhorado nesse aspecto. No mais, sem muitos comentários, o mesmo continua com a simplicidade de sempre. Mais um relançamento do primeiro programa da microsoft, para quem não sabe, o Basic original foi feito pelo Bill Gates e Paul Allen em pessoa em 1975, foi o primeiro produto Microsoft, que na época, eles conseguiram que fosse a linguagem principal do computador Altair, o primeiro cliente e empreendimento do Tio Bill!

Se vc quer ver como é com seus próprios olhos essa nova versão do Basic, clique aqui para baixa-lo!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.