Atualização

terça-feira, 7 de julho de 2009

O Linux e seus problemas ...


Imagem que não tem nada a ver com o post, apenas para aumentar a audiência*

"O desenvolvimento do navegador Chrome para Linux vem se arrastando há meses. A culpa, segundo o Google, é do sistema operacional do pinguim.

Antes de mais nada, vale dizer que o pessoal de Mountain View adora o Linux. Há inúmeros esforços da empresa com o objetivo de levar seus aplicativos para as várias distribuições existentes"

Fonte: Info (ler matéria na integra)

A diversidade por um lado é bom, que vc tem várias opções e instala a distribuição linux que mais se adapte a vc, por outro lado, deixa os desenvolvedores mais perdidos.

No linux vc tem milhões de tipos de bibliotecas e componentes que vc pode colocar em um programa, até mais que o windows, porém, para saber se funciona em outra distro se torna um dilema. Já passei por esse dilema no linux.


No começo do desenvolvimento do Chaos MenuGames II eu tinha em mente uma versão para o linux, iniciei a versão pelo Kylix, depois troquei pelo Lazarus, e essa foi a principal dificuldade, não conseguia fazer o mesmo funcionar igual para todas as distros, nem mesmo usando os componentes mais básicos da gtk por exemplo, tinha em distros que Botões e listas tinha comportamentos estranhos e as vezes nem funcionava, foi o principal motivo para desistir de criar uma versão do CMG para o linux (mas espero eu que na versão 3 do CMG tenha um release pro linux, mesmo que seja mais limitado que a versão pro windows)
.

Mas acho que tem um pouco de incompetência dos programadores do google. Afinal, eles trabalham Google, a maior empresa de software do mundo, deveriam reclamar menos e achar uma saída para o Chrome, pois continuo com a mesma opinião sobre o Chrome desde quando foi lançado, tem futuro, mas o google investe pouco material humano para construí-lo.


* Quanto a imagem, é uma citação ao post do blog do lameduck, no qual ele afirma que para ter mais audiencia em programas de tv e até blogs, precisa ter mulheres quase despidas. O que não deixa de ser verdade, mas somos mais comportados que a Rede Globo, por isso fica essa imagem meio Ecchi para vcs XD (clique aqui e leia o post original no blog do lameduck)

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, se o seu programa, que usava apenas recursos básicos da Gtk, não funcionava igual em todas as distros, então você é realmente um péssimo programador. Não leve a mal, mas você não deixou nenhum estouro de pilha sem querer não? Isso causa comportamento aleatório nos programas.

Casper disse...

Não vou entrar no mérito de ser ou não um bom programador! Nunca disse que eu era perfeito ou que era algum tipo de mestre, ou que não tinha cometido nenhum erro :P

Não havia estouros de memória, o programa reagia bem, o código que eu colocava era bem executado!

o q ocorreu e que eu discuti no post era o Visual, mesmo usando medidas fixas em uma janela por exemplo, sempre ficava desalinhada dependendo do destkop da distro, mesmo usando resoluções iguais ...

Tinha texto que não aparecia, ou aparecia com as fonte maiores que deveria ... e tantos outros problemas localizados, e para seu espanto, não foram programados por mim, e sim código gerado pelo próprio lazarus :P

Perguntando em fórum por aí, me diziam para usar isso, usar aquilo, eu colocava, funcionava bem no KDE mas pecava no Gnome e vice versa. Sem muita paciência eu desisti da batalha, mas não da guerra :P

Ainda farei, mas vou usar uma ferramenta realmente portável, pascal não é portável, e talvez esses problemas tenham sido solucionado, afinal, essa experiência que tive foi em 2006 :P

Respeito sua opinião! Mas acho prematuro seu julgamento :(

Obrigado pela sua visita!

Agradeço sua visita!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.