Atualização

quinta-feira, 9 de julho de 2009

MySpace indo por agua abaixo ...


Não deu certo fora dos EUA ...

" SÃO PAULO – O empresário australiano Keith Rupert Murdoch, da News Corporation, que adquiriu o MySpace em 2005, declarou ao The Street que a crise e as demissões da rede social foram culpa sua.

No fim de junho, o MySpace reduziu a um terço os seus empregados internacionais e fechou uma parte de seus escritórios fora do território americano, inclusive o Brasil, deixando o foco das operações nos Estados Unidos, em Londres (Inglaterra), Berlim (Alemanha) e Sidney (Austrália). "

Fonte: Info (ler matéria na integra)

Com exceção do Twitter, que parece esta se tornando uma unanimidade mundial (conseguiu isso mais pelo seu formato de blog e mensageiro que de rede social), outras redes social não conseguiu atingir o mundo, muito pelo contrário, elas costumam ficar presa a regiões do planeta.

Índia, Irã e Brasil fazem praticamente o orkut, o MySpace é líder nos EUA, a hi5 é totalmente europeia, a sonico é latina ... ou seja, cada rede social tem um perfil de uma parte do planeta. Essa subdivisão é algo natural, é a geopolítica social, que ainda tem mais força que a globalização :P

Em questão de rede social, ainda está para nascer uma que consiga uma amplitude mundial, o twitter está indo nesse caminho, mas o mesmo está mais para ferramenta de comunicação do que social, como o orkut por exemplo.

E o MySpace achando que podia simplesmente se expandir pelo mundo com um marketing agressivo, se ferrou, quase todas suas subsidiárias quebraram, incluindo a brasileira, que ainda está sendo mantida por causa de um acordo com o IG, mas assim que terminar o acordo, vai ser como o Second life foi, teve um começo badalado e um fim melancólico. Resumindo, a MySpace teve o olho maior que a barriga, falando em português claro!

Não basta saber só informática para manter uma rede social, tem que entender o social e saber lidar com ele. Que sirva de lição para novas startup

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.