Atualização

sexta-feira, 3 de julho de 2009

GSM, o rei da cocada preta na telefonia brasileira ...


SIM Card foi o que possibilitou o sucesso do GSM ...

" SÃO PAULO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou novo quadro com a distribuição dos tipos de tecnologia usados na telefonia móvel brasileira.

Segundo o quadro atualizado, 89,02% dos dispositivos móveis usados no país usam redes GSM, o que indica que praticamente 9 a cada 10 celulares brasileiros operam com essa tecnologia. Os demais 10,98% são divididos entre outros padrões. "

Fonte: Info (ler matéria)

O GSM só foi para frente por causa desse chip, chamado de SIM Card, esse pequeno pedaço de silicone e plastico promoveu a portabilidade e flexibilidade dessa tecnologia.

O CDMA em termo de sinal e ligações, é muito mais estável e mais veloz e até mais seguro que o GSM, mas é pouco flexivel e não é portavel. Transferir uma linha CDMA para um novo aparelho, é um burocracia enorme, já tive essa experiência, foram quase 1 mês para o negocio funfa. Ficar um mês sem celular, tem gente que não pode ter esse luxo.

Já o GSM, é simples, compre o aparelho, tire o chip de um, coloca no outro, liga o aparelho é pronto! Não só sua linha, mas todos seus contatos de configurações e crédito ficam disponiveis. Tem coisa mais fácil do que isso?

Em 2006 eu fiz um pesquisa apurada na facul sobre o GSM e principalmente sobre o SIM Card, na época, além dessa pesquisa juntei com um estudo de caso sobre wiki, o resultado foi meu primeiro e unico artigo na wikipedia lusófona, ele está um pouco diferente do original, foi melhorado e atualizado por outros wikipedistas, mas continua com a mesma alma. Se quiser confirir esse trabalho, clique aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.