Atualização

quinta-feira, 11 de junho de 2009

[dica] Notepad++, um ótimo substituto do Bloco de Notas ...


Tela do Notepad++ 5.3.1, processando este texto em html.

A dica de hj vai para quem trabalha com muitos arquivos de texto, como programadores, webmasters e webdesigners, que geralmente usam linguagens ou plataformas que não tem um IDE ou uma RAID por trás para lhe auxiliar na escrita do código ou que não tem grana ou maquina para comprar ou rodar uma IDE/RAID.

Notepad++ v5.3.1 como o próprio nome diz, é um bloco de notas anabolizado. É um programa muito similar ao Kate do Linux. Ele reconhece sintaxes de várias linguagens de programação automaticamente, tem vários controles avançados de tabulação e de edição de textos, busca avançada e suporte a todos os tipos de codificação existentes, desde do ANSI usado no Windows, passando pelo UTF-8 até mesmo padrões menos usados como UCS e execução de compiladores com console embutido ou mesmo de browsers se vc estiver alterando páginas html ou xml.

Além disso ele vem com recruso de criação de macros, uma série de ferramentas para texto chamada TextFX como conversor de carecteres, expressões regulares e até verificador ortogafico (em ingles), sem dizer dos plugins que vc pode instalar como suporte a latex e os que já vem instalados são muito uteis como o Sincronizador FTP que permite vc alterar em "tempo real" o código fonte de um arquivo no servidor.

E tudo isso de gratis, em um programa completamente open-source. Se vc precisa de um bom editor de textos puro e códigos ou mesmo um substituto do Bloco de Notas ele é perfeito.

Uso ele desde sua versão 4, e é um ótimo e confiavel editor de texto e Recomendo, principalmente para os estudantes de computação que sempre usam diferentes linguagens de programação pode dispensar um monte deles em apenas um.

Vc encontra ele para baixar clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.