Atualização

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Backup em alta ...


" SÃO PAULO - Uma pesquisa da Norton feita em todo o mundo apontou que menos da metade das pessoas faz cópia de segurança de seus arquivos importantes gravados no PC, memory key ou discos externos.

A análise apontou que 55% dos usuários não possui qualquer tipo de backup para a casualidade do repositório original perder os dados."

Fonte: Info (ler matéria)

45% de usuários fazem backup! OOOHHHHHHHHH! milagre!!

Quando comecei a usar computador, menos de 5% das pessoas tinha hábitos de criar cópias de segurança de seus arquivos.


Antigamente, lá nos idos de 1996 (essa data vive aparecendo aqui no blog, bom, esse foi o ano que passei a ter contato frequente com esse negócio chamado computador XD ) era muito mais difícil fazer backup. Gravadores de CD era algo extremamente raro e muito caro, alguns chegavam a 7000 dólares :S , rede era algo tb impensável no âmbito doméstico, HDs externos tb existiam, mas assim como as gravadoras de CD, eram muito caros, muito raros e o pior, extremamente lentas e com capacidades baixíssimas. Guardar dados na internet, talvez um ou outro servidor ftp, como uma conta no geocities, mas eram pouco acessíveis, pequena capacidade, lentos e públicos. Não dava para guardar coisas pessoais.


Para quem era aspirante a burguês, existia os Disco Zip, tinham a capacidade de 100MB, eram caras, mas para quem na época podia e tinha necessidade, era um investimento ravoázel. Para nós os mortais, sobra criar backups em Disquetes de 3½ ou para os mais masoquistas, disquetes de 5¼. Era tortuoso fazer backup em disquetes, lembro que em 1997 eu tinha mais ou menos no meu HD de 2GB, 50MB de dados, o que era razoavel na época, usando o ARJ (?!!?) vc comprimia tudo em 40 discos, no WinZip, ia por volta de 25 disquetes e ainda tinha algoritimo de recuperação (hj obsoleto), já que era comum um dos disquete dar problema, o pior era quando o primeiro ou e principalmente o ultimo disco da série dava problema, se vc era precavido, fazia cópia desse dois disco criticos. :P

Hj criar backup é mais fácil e mais acessivel. Com 300 reais vc pode comprar um bom HD externo de 160GB e se tive um pouco mais de grana, um 320GB, que é algo razoavel hj em dia. Para arquivos criticos, pen drives e cartões de memoria são muito acessiveis. CDs e DVDs são ótimos para uma armazenagem permanente, principalmente se for arquivos de imagens, aplicativos, musicas e videos, que vc não precisa alterar depois de gravados. Hj tb fazer cópias de arquivos importante via LAN em sua casa tb é acessivel, e a mais barata em longo prazo.

O problema hj, para mim, e dar conta de tantos GB por hora que o computador gera. A matéria da info por exemplo, ressalta a desorganização de armazenagem no hd um problema para backups, o que não deixa de ser verdade, o problema é que além de muitos arquivos, eles são grandes. Vídeos por exemplo, se vc for fazer backup de tudo, nunca vai conseguir terminar e ainda vai ficar com muitas midias espalhadas por ai. Vc só pode fazer backup daquilo que mais gostou, o resto, deixa no hd até quando der.

Para usuários leigos, concordo, o Nero ficou um pouco burocratico e dificil de usar, as suas versões STD como o Express são mais faceis de usar. Nem o Windows , o linux ou o Mac trazem ferramentas de facil uso para gravar em DVD. Por isso, os pen drivers são mais usados pq são mais fáceis. E por fim, ferramentas como o Gmail, Google docs e o SkyDrive são opções de bakcup de arquivos via internet de forma gratuita, sem dizer os serviços pagos.

Mas o tempo vai ensinando as pessoas a se precaver, esses 55% da pesquisa da Symantec com certeza a maioria nunca perdeu dados importante, no dia que perder, vai aprender a fazer backup. Fazer backup é um habito que vem do erro, assim como vc aprende que pisar em vidro corta, colocar o dedo na tomada vc toma choque, por a mão no fogo queima ...

Mas, como o velho sabio um dia falou: "Backups: 3 valem por 1, 1 vale por nenhum"

Se tem arquivos vitais para vcs, faça vários backups em vários lugares diferentes, pois no dia que precisar, não vai se arrepender. Falo por experiencia própria.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.