Atualização

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Carros open-source ...



" Pois, no Salão de Genebra, na Suíça, a empresa de engenharia Edag apresentou o protótipo de um veículo elétrico chamado de Car Light Open Source.

Durante a feira, os executivos apresentaram um conceito ainda inédito no mercado automobilístico: discutir com criadores de programas e sistemas sobre soluções pragmáticas para “o carro do futuro”. Algo como, “nós temos as ideias primárias, vocês, desenvolvedores, ponham as mãos nas rodas!” "

Fonte: Info (ler matéria na integra)

Essa ideia não é nova. No auge da ditadura militar aqui no Brasil (1964-1985) era comum algumas empresas e até fanaticos por carros construir suas próprias versões de carros estrangeiros que não podiam ser importados pq na época era proibido. Vira e mexe, em programas como o AutoEsporte e o Vrum vc ver essas réplicas que são até mais competentes que os originais.

E não vamos esquecer o Fusca, clássico da volkswagem que já está na pratica em domino publico, tantos modelos foram feitos partir do fusca, a kombi e a brasilia que o digam; e não foi só a volks, talvez vc nunca tenha visto um carro da Gurgel, montadora brasileira do século passado que construia "jipes" e "utilitários" em fibra de carbono com a mecanica do Fusca.

A ideia do carro open source tem tudo para dar certo, com certeza vc sempre quiz ter algo diferente e personalizado em seu carro, só que fazer carros personalizados é muito caro. E mesmo alterandos seu carro, vc gasta uma nota.

Agora, a industria automobilistica é muito mais forte que a Microsoft. Duvido que eles aceitem essa ideia, muito pelo contrário, acho que eles vão dar um jeito de enterrar-la rapidinho.

Mas acho que empresas como a GM e Crysler que estão no fundo do poço, deveria abraçar essa ideia, afinal, situações desesperadas requer medidas desesperadas.

Porém, a estrutura básica de um carro já é esta em dominio publicos a décadas, até vc sabe o que mais básico tem umc carro. Motor, suspensão, eixo, caixa de cambio, rodas, pneus, volante e etc. O que não é aberto é a engenharia, o design e principalmente, a estrutura da montagem em série.

Vamos ver se esse plano vai pra frente!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.