Atualização

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Volta da FAT ... enfim, FAT64


Windows XP SP3 com um pendrive formatado com a exFAT ...

Nenhuma grande revista ou publicação noticiou o fato, tão pouco a Microsoft fez um reboliço, nem mesmo colocou o suporte no Windows Update, porém, desde o inicio de fevereiro, já existe uma atualização para Windows XP (clique aqui para obte-la) adicionando no mesmo o suporte a exFAT, para os intimos, a FAT 64!

O exFAT foi feito pensando numa alternativa mais rapida e com maior capacidade para o usuário salvar videos ,games e fotos, já que sabemos que o NTFS é um sistema de arquivos lento e custoso para essas atividades multimídias.

O limite de tamanho de arquivo passou de 4GB do FAT32 para aproximadamente 16 EB (ExaByte), tendo partições do mesmo tamanho (pelo menos na teoria) e vc pode ter mais pastas dentro de outras pastas.

Depois de instalar esse patch da M$, decidi formatar um dos meus pen drives no novo formato, em desempenho não mudou muita coisa, só o tamanho da pasta que passa a ser 96 KB ao invés de 4 KB do FAT32 (imagem acima).

Porém um ponto positivo, a fragmentação é menor, copiei alguns videos e arquivos grandes e indice de fragmentação diminuiu.

A desvantagem é que vc só pode acessar partições e dispositivos nativamente no VistaSP1, no Win7 e no Win Embedded CE 6.0 e claro, nos poucos usuários de XP que fizeram a atualização. Outros dispositivos (meu dvd não reconheceu meu pendrive no formato exFAT) e algumas distribuições linux desatualizadas ne MacOS não vai reconhecer volumes formatados em exFAT. E nem todos os programas do Windows XP passam a aceitá-lo, de cara ,o Desfragmentador de disco por exemplo não detecta e não roda em exFAT.

Vamos ver no que dar, depois de 14 anos, a M$ dá uma nova chance ao FAT, que está longe de ser o ideal, mas em desempenho e performace e simpliscidade em certas tarefas em plataforma windows, ainda é imbativel!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.