Atualização

sábado, 7 de fevereiro de 2009

[especial] Testando o Windows 7 Beta 1 - final ...



Apesar de ser mais eficiente e rápido que o vista, o Win7 ainda apresenta pequenas incompatibilidades com hardware ... placa de rede indetectável, numa maquina virtual ...

A Microsoft já anunciou que não irá publicar outro Beta para o publico, e que a próxima publicação já será uma RC (Release Candidate - Compilação candidata a final), acho que deve ter um Beta 2 entre os funcionários e desenvolvedores, apesar de funcional, é evidente que há muita coisa a ser terminada.

Apesar de ser menos exigente da maquina e ter funções melhoradas em relação ao Vista, o mesmo apresenta ainda bugs graves, alguns tão polêmicos que fizeram a M$ rever o sistema de contas de usuários, que podia ser desativado com um simples vbscript, sem dizer dos bugs como danificar arquivos de mp3 e o pior de tudo, incompatibilidade, tanto de software, a maioria dos anti-virus não roda no Win7 e de hardware, o Win7 não foi capaz de instalar uma placa de rede genérica da maquina virtual, infelizmente, por causa desse erro, recursos de rede não puderam ser testadas durante esse especial.

Nessa ultima parte, mostrarei os jogos que vem com o windows, algumas telas e minha conclusão e opinião sobre o Windows 7.

Se ainda não leu as partes anteriores: Parte 1 , Parte 2.

* Jogos

- Curiosidade

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

A Tela acima apareceu em todos os jogos que executei, e olha, que são jogos simples, não é nenhum Halo 3. Nunca pensei que viria uma tela assim ao executar um simples jogo de campo minado :P

- Jogos Clássicos

Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us

Campo minado, Paciência, FreeCell e Copas são jogos que estão no windows desde a versão 2.0 e continuam "intocáveis", todos com o mesmo aspecto que tem no vista, apenas o campo minado teve algumas melhoradas no visual.

- Jogos Adicionais

Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us

Aparentemente todos os jogos incluídos no vista estão presente e continuam sem nenhuma alteração notável, na central de games (ultima imagem) é possivel ver alterações no ícones dos jogos, mas nada de impacto.

* Misc

Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us

A primeira imagem é Windows Media Center, que apareceu do nada, apesar que eu possa ter clicado em falso no menu iniciar e não ter percebido. Aparentemente continua igual ao do Vista. A segunda e terceira imagem são o modo de segurança no windows 7, como vê, é como o xp sem temas.

* Conclusão

Se eu for comparar com o Vista, ouve muitas melhoras apesar dos vários bugs, a interface gráfica ficou mais inteligente, principalmente na barra de tarefas, que ganhou funcionalidades e ficou mais inteligente. A julgar os componentes, algumas coisas novas são uteis como o Stick Note e Spinnig, mas falta componentes mais completos, coisa que a M$ não gosta de fazer no Windows, é por essas e outras, que o Windows vem perdendo usuários mais exigentes, principalmente pro Linux e pro Mac, que são sistemas que tem ferramentas muito mais avançadas de graça e inclusas. Uma delas por exemplo é o WordPad e o próprio Paint, que apesar das melhorias, ainda não passa de ferramentas de passa tempo de criança. No quesito manutenção do sistema, coisa muito criticada no Vista, a M$ melhorou, se as ferramentas de reparação e backup funcionarem do jeito que aparentam, vai ser uma mão na roda.

Ficou devendo na compatibilidade de hardware, não conseguiu detectar uma placa de rede em duas maquinas virtuais (depois eu testei usando o Virtual Box em outro computador e tb nada de rede). Começo a disconfiar que é algo proposital bloquear testes em maquinas virtuais, acho que a M$ quer que seus Beta Testers testem o software em ambiente "real", apesar de andar lendo nos blogs e comunidades que pessoas conseguiram rodar ele sem problemas em maquinas virtuais.

Conclusão: É um sistema feito para matar o Windows XP, coisa que o Vista não conseguiu fazer, a Microsoft teme que no futuro os atuais usuarios do XP começe a usar outros sistemas e abandonem a plataforma windows, e perder mercado por uma edição ruim, a M$ parece não está disposta a correr esse risco, de novo! Depois que o Windows Me foi um fracasso e o Windows 2000 não se popularizou entre os usuários, a M$ entregou o XP afim de deixar essas duas versões no passado. É algo que eles tentam fazer de novo, não só deixar o Vista ultrapassado mas como matar o XP.

Ainda não será nessa versão que a M$ irá acabar com a arquiterura x86/IA32, vai demorar mais tempo, ainda mais com o multi core, porém, nativamente o Win7 já tem suporte a 64 Bits, um deles por exemplo é o uso prioritário de Ip versão 6 em vez de ip versão 4.

Foi legal fazer esse especial e testar a nova versão do Windows, gostaria de ter abordado mais coisas, porém com as limitações técnicas esse foi o possivel fazer.

Próximo especial será com a futura versão 9 do ubuntu ou com um beta da versão 3 da NeoDizinha linux, mas como ambos ainda estão em versão alpha, talvez demore um pouco.

Agradeço a todos! Deixei seu comentário!

PS: Veja nosso especial sobre a versão Windows 7 Release Candidade 1.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.