Atualização

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

tudo muda ...

"A reforma há muito adiada do mal-ajambrado Sistema Solar pode estar próxima de sair do papel. Se for aprovada, na semana que vem, por uma assembléia de astrônomos do mundo todo, pode elevar para 12 o número de planetas nos domínios do Sol, resgatando um "ex-planeta" e promovendo dois novatos. Os livros didáticos, que trazem a tradicional imagem dos nove planetas em torno do Sol, podem ter de mudar.

O rascunho da proposta será apresentado durante o encontro da IAU (União Astronômica Internacional), que está acontecendo em Praga, capital tcheca. Os membros da IAU vão discutir a idéia em assembléia-geral e votar a proposta em plenário na tarde do dia 24. Se ela for aprovada, o asteróide Ceres, entre Marte e Júpiter, Caronte, atual satélite de Plutão, e o misterioso "Xena" (apenas um apelido provisório), nas fronteiras geladas do Sistema Solar, passarão a ser planetas"

Fonte: Folha online (ler matéria)

Vou logo dizendo, não sou astrônomo, sou apenas um adimirado da ciência do universo, por isto, isto que vou dizer agora é puramente uma opinião pessoal e não tem nenhum respaldo cientifico ou parcial, como todo artigo do VOX ^^, digo isto, que sei que tem astrônomas que vira e mexe aparece aqui, sim, estou de falando de tu, Celeste ... :D

O que a IAU deveria fazer era na verdade, discutir a definição de corpos celestes, pois é ela que está furada. Como saber o que é um planeta, uma estrela, um asteroide e uma estrela se eles são feito da mesma porcaria, isto é uma definição LÓGICA, meu conselho é que a Astrônomia faça o que fez a Biologia e a própria Informática fez, que divida em Definição FISICA (Hardware) e definição LÓGICA (Software), e saiba destinguir as duas lógicas e mante-la distintas!

Se todas as ciências fizesse o que a Informática fez, em separar o joio do trigo, a ciência em si iria fluir mais rapidamente, a descobertas iriam aparecer mais rápido e com melhor qualidade! iriamos sem duvida ter mais arte e ciencia com um grau de evolução muito melhor!São os préconceitos,os tabus,a politica e a religião que atrasam, mas isto é outra história!

Se tirar plutão ou inserir o Caronte como planeta, deverão fazer o mesmo com a Terra a Lua, já que o sistema Terra-Lua e Plutão-Caronte são exatamente iguais, enfim, se isto acontecer, vc estará vivendo em um planeta, e sim num sistema duplo ... é isso pessoas, a grande diversidade e mistério que existe no universo que faz a Astrônomia e Cosmologia ciências tão interessantes, esperemos que elas não acabem na mesma burocracia que acabou a matemática, que está a seculos, estagnada ...

E Se ocorrer as mudanças, nos resta rever nosso conceito e reaprender tudo de novo, como profissional de informática, estou acostumado, só resta saber se outras áreas ou até a própria astrônomia irá aceitar esta nova aprendizagem, que viver, verá!

PS: Este post migrado do antigo Vox no Msn Spaces continha dois comentários que infelizmente não pode ser migrados. Agradeço a Daniela Ferpe e Celéste Gouvea por ter postado comentários na versão anterior do VOX !

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.