Atualização

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Maquinas: Hoje elas falam palavrões, amanhã nem deus sabe o que elas (ou nós) podem fazer ...

Robôs vs Humanos, quem vence: inteligência natural ou artificial?
Já tem computador por aí que é mais inteligente que a maioria das pessoas ...

" O supercomputador Watson, da IBM, teve os dados do site "Urban Dictionary", que compila termos coloquiais no idioma inglês, apagados após a inteligência artificial da máquina ter ficado "malandra". De acordo com reportagem da "CNN", a máquina começou a usar palavras obtidas no banco de dados do site para se expressar, mas o computador não conseguiu distinguir o que era um termo educado de um palavrão. Desse modo, ao responder uma pergunta do cientista Eric Brown, que trabalha no sistema, ele disse "bullshit", que pode ser traduzido como bobagem em português, mas que, em inglês, é entendido como um palavrão. (...) " 


Fazer um computador falar palavrão é uma coisa fácil, é tão fácil quanto ensinar o google a procurar pornografia, afinal de contas, existe coisa mais fácil na linguagem humana que palavras simples com conotação pejorativa? rss

Esta é uma das três áreas que mais existe avanços na computação (as outras duas são: quântica e gráfica), e se você for pesquisar, já existe coisas assombrosas com I.As (Inteligências Artificiais), algumas já estão por aí, você usa e nem nota como o Google e algoritmos avançados de pesquisa de informação, sistemas automatizados para gerenciamento de transito, sistemas para pilotar barcos e aviões (que está sendo portado para automóveis), programas de computador que são capazes de prever comportamentos climático e até mesmo o comportamento humano até chegar em sistemas estatísticos avançados que fazem censos de países inteiro em meses, que levaria anos ou mesmo séculos para humanos fazer.

Bacana, mas pelo menos por enquanto, estamos longe de uma maquina conseguir atingir o nível dos humanos, já que a nossa inteligência é algo extremamente complexo, pois a mesma não é igual para todo mundo e não é uniforme, não é quantificável e muito menos padronizada, não só os estudos de neurologistas, psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, mas o próprio avanço na I.A nos deu uma visão polivalente da nossa própria inteligência. A mesma é maleável, e cada pessoa a aperfeiçoa de acordo com os seus gostos e principalmente, de acordo com o seu talento.

Se você é talentoso e gosta de coisas exatas, como matemática, tecnologia ou física, sua inteligência acaba se desenvolvendo e moldando para a Lógica, se você é musico ou pintor a mesma torna-se mais poética, mais filosófica, e assim sucessivamente. 

As I.As atuais são desenvolvidas para tarefas lógicas, ainda falta muito para um computador conseguir fazer muitas coisas que a nossa inteligência faz, desde das artes até mesmo em distinguir o bem do mal ou o certo do errado.

E claro, a consciência é algo que ainda é impraticável na computação moderna, já que ainda não entendemos praticamente nada do nosso próprio ser consciente.

Agora, eu volto para a frase do começo do post, que já tem computador mais inteligente que muita gente, isto é verdade, infelizmente. 

Assim como o Watson não consegue distinguir o certo do errado, uma grande parcela das pessoas do mundo também não conseguem, é só vocês acompanhar as noticias e ver quantas barbaridades estão acontecendo por ai. Podemos dizer que em certo sentido, já conseguimos emular bem alguns aspectos da I.A, incluindo uma das nossa principais limitações. E levando em conta que um computador pode evoluir em um curto espaço enquanto a humanidade e as pessoas em si não, por pura dedução lógica, podemos dizer que em certos aspectos, já existe maquinas mais inteligentes que pessoas.

O Watson vai ser consertado e boa parte de nós humanos continuaremos sem saber o que é o bem ou o que é o mal, e as vezes me pergunto se a I.A. não é o próximo passo da seleção natural da nossa própria espécie!

A única conclusão que chego é: este não é um assunto sobre tecnologia e sim sobre evolução e filosofia, já que o avanço técnico é apenas um obstáculo, e não o cerne desta questão.

Então, tudo que você pode imaginar sobre este assunto vai realmente acontecer, o tempo é irrelevante,  a única questão que precisamos responder é: como as coisas realmente chegaram tão longe ...

PS: Daqui a pouco, o especial sobre o Firefox 19, aguarde :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.