Atualização

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O fim do MSN e a decadência dos IMs ...

Ícone inesquecível do MSN Messenger
Não se engane: Muita gente está chorando a partida do MSN. 

" A Microsoft anunciou nesta terça-feira (6) que o MSN Messenger deixará de existir como é hoje e agora os usuários do serviço poderão usar o Skype para trocar mensagens. “Vamos aposentar o Messenger em todos os países [menos na China continental] no primeiro trimestre de 2013”, informou a companhia, por meio de comunicado. Também saem de uso aplicativos para celulares e tablets que permitam o uso do serviço. (...) "

A notícia é velha, mas como todo mundo ficou curioso para saber a minha humilde opinião, então lá vai: Não vai mudar em nada!

A Microsoft domina o mercado de IM (Instant Messenger), mesmo com a força do Facebook e do Google Talk, em termos absolutos, a compra do Skype consolidou a hegemonia da turma do Tio Ballmer neste mercado que nunca foi concorrido, pelo contrário, sempre teve o domínio de algum serviço (IRC e ICQ que o diga).

Tecnicamente falando, o Skype é muito superior a versão atual do Live Messenger, é infinitamente mais leve e muito mais pratica. Mas o MSN tem algumas coisas que os adolescente gostam muito: emoticons personalizados, que virou uma verdadeira praga para quem ainda usa o MSN.

Eu fiquei triste, usei muito o MSN, muito mesmo, principalmente na adolescência (entre 2000-2006), na época era a ferramenta mais prática de comunicação. Hoje, além do próprio Skype, temos as redes sociais, como o twitter, os mensageiros online como o talk e o facebook messenger e até mesmo o velho chat, que por incrível que pareça, ainda é um dos principais meios de comunicação, principalmente para empresas e suporte.

Quando virei um Universitário, fui aos poucos me desligando do MSN, principalmente por que eu tinha muita gente chata e pentelha adicionada, mas eram pessoas que eu não poderia bloquear, senão podia (e ainda pode) dar rolo. Sem dizer dos inúmeros malucos de vários fóruns e comunidades que eu conheci durante estes quase 15 anos de internet. Tem muita gente bacana, muitos de vocês que estão lendo agora deve ter eu adicionado no MSN, e sabe que eu simplesmente não entro no mesmo a mais de 2 anos O.o. Sim, terminei a faculdade, o tempo diminuiu, o programa ficou lento para meu pc e a minha conexão na época não ajudava. Não deu outra, desisti do MSN a tempos.

E já deixo o aviso, não vou migrar minha conta do MSN para o skype, apesar de ter uma conta no skype, uso ocasionalmente e apenas para âmbito familiar. Portanto, não insistam.

Apesar de usar muito pouco, vocês podem conversar comigo pelo facebook ou pelo twitter (é o que eu uso mais). Mas pelo menos para mim, os IMs estão decadentes, dificilmente voltarão aos tempos áureos, principalmente serviços que precisam de um programa cliente instalado, como o MSN por exemplo.

E você, ainda usa MSN? O que acho de seu fim? Deixe suas opiniões nos comentários!

1 comentários:

Dav disse...

Ainda uso o MSN mas a versao 2009 ainda nao me acostumei com o Skype e somente vou para este ultimo que o MSN for desativado de vez (mas dizem que na china vai continuar a funcionar)

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.