Atualização

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Sony e sua eterna crise ...

Sony Walkman
Walkman: O produto mais vendido da Sony. Imagem: Wikipédia

 "A Sony Mobile, divisão de celulares da japonesa Sony, informou nesta quinta-feira (23) que pretende cortar cerca de 1 mil postos de trabalho até o fim do ano fiscal 2013, que será encerrado em março de 2014. (...)"   
Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

A Sony é uma empresa gigantesca. Não apenas no sentido figurado, mas no sentido literal. Com dezenas de divisões em diversos ramos e negócios e outras dezenas de subsidiárias e sucursais ao redor do mundo, é uma das poucas empresas do mundo que precisa fazer um "senso" para saber quantos trabalham nela.

Assim como a Petrobrás é o nosso orgulho nacional, a Sony é o orgulho dos japoneses, é difícil alguém no mundo que nunca usou algum produto da mesma.

Porém, desde quando eu me entendo por gente, sempre ouço falar que a Sony está em crise. Sempre.

Nos anos 1990 a mesma demorou demais para acompanhar a evolução tecnológica na área da computação, nos anos 2000, apesar do PlayStation, das câmeras e da joint venture com a Ericsson,  continuou com uma certa defasagem em vários produtos, incluindo aquilo que ela sempre fez bem: Áudio (viu seu walkman ser derretido pelo iPod) e TV (onde os coreanos da Samsung e LG fazem a festa hoje).

E neste começo de década, sempre a crise internacional se agrava, lá vai a Sony novamente arrastando sua penitencia que parece interminável.

Agora, a mesma parece que vai tomar o amargo remédio da austeridade, depois de quase 500 bilhões de ienes de prejuízo, por mais grande que seja, a Sony vai ter que diminuir de tamanho se quiser sobreviver.

Eu fico pensando: será que a mesma vai finalmente sair desta crise interminável? Ou vai terminar como a Kodak, sangrando e sofrendo ao longo dos anos até finalmente cair morta?

Bom, potencial, produtos e competência eles tem, agora, não adianta fazer uma grande reforma e manter a mesma administração. A longo prazo, o alto escalão da mesma deve ser substituído gradualmente.

Tive poucos produtos da Sony, na verdade, só dois até hoje: Uma camcoder Handycam que usa fitas de 8 mm (tenho ela até hoje) e um Walman com fita K7, que hoje está com o meu pai. Meu irmão tem um PlayStation 2. São produtos antigos (e até velhos/obsoletos), mas pelo menos estão aguentando bem.

Por isso acho que eles tem potencial de melhorar, agora, diminuir o preço dos produtos aqui no Brasil, com certeza vai ajudar eles a sair da crise, já que com com preços melhores, venderiam  muito mais :P

E você, acha que a Sony supera mais esta?

1 comentários:

Dav disse...

A Sony ta tranquila,todas as empresas estao passanbdo por momentos dificeis a Sony e mais uma

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.