Atualização

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Nokia se livrou da plataforma Qt ...

 
Boas ou más notícias para a comunidade open source?

" A fabricante de celulares Nokia concordou em vender a sua unidade de desenvolvimento de software Qt para a empresa de serviços da Finlândia Digia, como parte da sua estratégia de vender ativos não essenciais. (...) "  

Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

O Framework Qt é sem dúvida nenhuma um dos pacotes de desenvolvimento GUI mais utilizados no mundo do software livre. O famoso VLC, o VirtualBox e o KDE são grandes projetos que utiliza esta plataforma.

Não gosta de software livre? Bom, o Qt também dá vida ao Photoshop, ao Delphi (CLX), ao Maemo/Symbian, ao BlackBerry, ao Skype e ao Opera browser ... a lista é grande, acho que isto diz muito o quanto esta venda do Qt pode influenciar no futuro de vários projetos, seja ele aberto ou não.

Calma, antes que você linuxista chato ou algum funcionário da equipe do Photoshop comece a  arrancar os cabelos do sovaco, a possibilidade do novo dono fechar a plataforma é praticamente nula, seria um grande tiro no pé, porém esta venda pode ter um lado bom, e claro, um lado ruim.

O lado bom é que agora com novo dono, o Qt ganha gás, já que não é surpresa nenhuma que a Nokia saiu do ramo de software ao escolher o Windows Phone,  e o mesmo estava na geladeira e com um futuro incerto, agora, parece ter um novo horizonte. 

O lado ruim, é perder apoio de uma grande parceira. Não só o dinheiro (pois a situação da Nokia não é das melhores), mas perde visibilidade e principalmente confiança. Sabemos que por mais competente que os desenvolvedores open source possam ser, no mundo corporativo mais tradicional, sempre terá uma resistência natural a produtos de tecnologia aberta, e nos braços de uma grande corporação, com certeza o Qt teve um aumento considerável de clientes desta área. Ou seja, talvez outros grandes utilizadores e/ou contribuidores também desistam. Tem uma grande chance de isto não ocorrer, mas não se pode descartar esta possibilidade.

E claro, quem é melhor? Gtk ou Qt? Esta pergunta ainda faz bastante estrago em fóruns de programação e de linux (principalmente), como qualquer discussão envolvendo estas duas entidades, elas tem um curso padrão: começa por Gtk x Qt, depois vai para Gnome x KDE, aí Windows x linux, depois aberto x fechado até terminar com algum texto sobre Hitler ou Steve Jobs.  :P

Duvida que qualquer discussão sobre Gtk x Qt termina sobre o holocausto ou macmaníaco? Bom, então faça esta pergunta em algum fórum que você participa. Já fiz várias vezes por aí, e sempre terminou assim :)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.