Atualização

sexta-feira, 16 de março de 2012

O Bluray vai ficar só na promessa, pelo menos no mundo dos games ...



"São Paulo – A próxima geração do console Xbox 360 já está em desenvolvimento, porém novos rumores apontam que o videogame poderá vir sem um drive para discos. (...)"


Cada dia mais, aqui mesmo na nossa realidade brasileira de todos os dias, uma coisa está começando a alçar a popularidade. Não é nenhum cantor sertanejo ou um ex-BBB, mas algo que sim, pode parecer bizarro para os mais céticos: o streaming de jogos.

Pelas minhas andanças pela realidade e pela virtualidade, pelo menos para PC, o streaming está cativando muitos gamers tradicionais, pois já vejo várias pessoas estão comprando jogos pela Steam, antes só via um ou outro fanático por alguma franquia comprando nas "lives" e "steans" da vida. Agora, esta prática está muito mais comum.


E claro, só está fazendo sucesso por que é um produto simples e barato.Há pouco tempo eu comprei uns jogos pela steam para meu irmão, e a diferença de preço, mesmo em dólar, é gritante se eu fosse comprar os mesmos jogos em mídia física para PC - um deles apenas (pelo preço da mídia física compra todos os outros duas vezes :P), os outros nem tem mais em mídia física.


E aí podemos levantar um ponto interessante: O Bluray nasceu na época errada? Acho que sim, pois se tivesse vindo 5 anos antes poderia se tornar um padrão na industria de games (o último alias), mas hoje, parece que o mesmo apesar de todas suas qualidades, está obsoleto, pelo menos para este seguimento.


Esta notícia que o Xbox pode voltar a utilizar ROMs (cartões SD) ao invés de uma mídia óptica, é bastante plausível, mesmo sendo um rumor. Se pensar bem, um console tem vida útil no mercado por até 10 anos, então se a próxima geração simplesmente ignorar esta tendencia das pessoas em comprar as coisas pela internet e baixá-las sem precisar de um mídia física, sem frete, sem distribuição e até mesmo sem intermediários, pode ser um tiro no pé.


Não acho que eles serão tão radicais assim em limar totalmente a mídia óptica (até por questões de retrocompatibilidade e etc) mas pelo menos nas questão games, o streaming é uma realidade sem volta. Vai continuar a crescer e a prosperar.

2 comentários:

Dav disse...

Bem pode se dizer que quem abriu o caminho aqui no Brasil para os VGs de sem midia fisica foi o Zeebo da Tectoy

Mas acho que vai ter midia fisica sim muitos paises nao tem uma internet boa e isso limitaria a venda de aparelhos e jogos virtuais acredito

Casper disse...

Ter internet lenta e ruim como aqui no Brasil, é sim um problema, mas é um problema de infra estrutura e não de logística.

Ou seja, nós temos internet, mas ela não é boa, nada que um gerenciador de download competente incluso dentro do vídeo game não resolva esta questão.

E também é tendencia, não significa que as mídias físicas vão sumir num passe de mágica, mas num futuro a médio prazo é isto que vai acabar ocorrendo

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.