Atualização

sexta-feira, 30 de março de 2012

BlackBerry e RIM: cada macaco no seu galho!


A coisa já esteve melhor para a RIM ...

" Toronto - A Research In Motion disse nesta quinta-feira que vários funcionários de alto escalão pediram demissão, após a fabricante do BlackBerry registrar prejuizo no trimestre, em meio à queda nas vendas de smartphones e de seu tablet, o PlayBook. (...) "


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Era uma vez uma empresa que produzia aparelhos espertos e cheios de recursos extravagantes, como teclado e acesso a internet, seja por wifi seja por 3G e tinha um sistema bastante ajeitado e um designer que apesar de ser estranho, era muito diferente e muito mais eficiente que aqueles aparelhos celulares tops da Nokia ou da Motorola e em funcionalidade dava um chute no traseiro nos palms da vida.

Com estes atributos, a RIM entre 2000-2009 foi líder no mercado corporativo num seguimento que praticamente só ela dominava, o seguimentos de smartphones. Me lembro perfeitamente que em algumas empresas o alto escalão sempre ganhava os BB enquanto o pessoal mais gerencial e mais operacional ficava com rádio nextel. Ter um BB naquela época era sinal não só de status, como de poder dentro de algumas empresas.


O iPhone e depois o Android e agora o Windows Phone mais outras iniciativas como o MeeGo e até mesmo o B2G, acessíveis para todos, sem este apelo corporativo, simplesmente esmagou o BB junto com o Symbian. A diferença é que a Nokia acionou um plano B e a RIM simplesmente tentou adaptar o que ela tinha em mãos para a "Nova geração" e parece ter falhado miseravelmente.


Desta crise toda, a RIM parece que está tomando a atitude certa. Voltar-se apenas para os engravatados ao invés de tentar concorrer com o grande público, é como dizem, cada macaco no seu galho. Se vai funcionar, eu não sei, mas esta é a melhor aposta.


O BlackBerry em si não é ruim, o que falta ao sistema é uma adaptação melhor ao touch, pois suas versões sem touch (com teclado) o sistema continua competente. E falta também uma gama maior de aplicativos para a plataforma, como o mesmo nunca foi popular e sempre destinado para empresas, quando abriu-se a plataforma de desenvolvimento para o público viu-se que a mesma tinha problemas e era mais complicada e tinha menos incentivos para o pessoal criar apps, e sem apps qualquer plataforma perecerá.


Mas acho que isso vocês já devem saber, e pelo menos para mim, ver a RIM e o BB de volta na disputa seria ótimo, pois quanto mais concorrência, melhor para nós os consumidores.


E você, já usou um BlackBerry? O que achou do mesmo? O deve melhorar? Deixe sua opinião nos comentários.


PS: Em nossos testes o Chaos MenuGames II e o Windows 8 andaram se estranhando. Mesmo assim, o lançamento do mesmo será domingo agora, então não perca :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.