Atualização

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vem aí, a loja de aplicativos da Mozilla ...


Finalmente a Mozilla reagiu. Só não espero ser tarde ...

" São Paulo – A Fundação Mozilla anunciou que irá disponibilizar o acesso a sua loja de aplicativos aos desenvolvedores na próxima semana.
A Mozilla Marketplace será liberada pela empresa durante o Mobile World Congress (MWC), que ocorre em Barcelona na semana que vem. A partir de então os desenvolvedores interessados poderão enviar seus apps para aprovação. (...) "

Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Este projeto da Mozilla é velho, ficou 3 anos parados lá no mozilla labs, jogado numa "gaveta" virtual, na época este negócio de "apps" para desktop era muito vago, e hoje já é algo tido como certo no futuro da computação pessoal.

Ela poderia ter inovado, mas atrasou, marcou bobeira. Poderia, mas não fez.


A Mozilla parece que agora está se curando da síndrome de Yahoo, está deixando o conservadorismo besta de lado e está agora, só agora, começando a correndo atrás do prejuízo.


Muitas coisas que nasceu nos labs da Mozilla vem sendo implementados no Opera, no IE e no Chrome, e quando são colocado definitivamente no Firefox, todo mundo pensa que o mesmo é cópia.


Foi assim com o Sync, com o botão Firefox e com a navegação privativa. O RockMelt por exemplo, nada mais é que uma evolução do Firefox Share, que continua até hoje em banho maria :P


O Firefox vem evoluindo, mas a conta-gotas, todos os planos para o mesmo em 2012 é tentar igualar com o Chrome em velocidade e estabilidade e visual, mas muitas das ideias inovadoras continua lá, no labs.


Tá na hora de arriscar um pouco mais, promover um ou mais recursos e mandar ver. Tem parar de se fazer de vitima e correr, inventar algo que até agora ninguém criou ou pensou. Não é fácil fazer isto, mas quando a ideia surgir, é implementar e mandar ver.


Se continuar nesta timidez, o Google vai matar a Mozilla aos poucos, não faz nem 10 mim que estou escrevendo este post que vem a notícia: A Adobe com pressão forte do Google, vai descontinuar o Flash para Firefox do linux. Isto é um absurdo, o Google em 2012 está se transformando num monstro feroz por monopólio (próximo post eu discuto mais isto).


A loja de aplicativos é uma boa? Sim, mas não é o bastante, eu espero da Mozilla atitude mais enérgica. Pois é triste ver uma fundação que nasceu do software livre sendo calada e dilacerada por patrocínios do Google. Posso gostar do Firefox e do Thunder, mas eu não vou poupar essas criticas, isto que está acontecendo é inadmissível. :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.