Atualização

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sopas amargas ...


SOPA de brócolis com tempero de boldo ...

" A versão em inglês da enciclopédia virtual Wikipedia voltou a funcionar nesta quinta-feira após o blecaute que liderou na quarta-feira contra o projeto de lei antipirataria do Congresso dos Estados Unidos, mas advertiu em mensagem que a batalha não terminou. No topo de sua página aparece uma curta mensagem: "Obrigado por proteger a Wikipedia. Não terminamos ainda", seguida de um link para uma carta de agradecimento mais extensa (...) "

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Antes de dizer qualquer coisa, sou totalmente contra aos projetos SOPA e PIPA do congresso americano.

Agora que tudo está esclarecido, existem duas maneiras de se olhar este projeto de lei, e vejo que a maioria das pessoas só o veem de uma forma, e um tanto distorcida.


A visão geral do público é ser contra, contra a censura que irá instalar-se e claro, as pessoas querem continuar a ter a liberdade de baixar ou copiar qualquer coisa na web sem ter que se preocupar com isto!


Ótimo, eu também quero isto, eu é que não vou julgar ninguém por ter baixado algo pirata, coisa que eu também faço, e o compartilhamento de conteúdo sempre existiu, livros eram "xerocados" (e depois ficou proibido de pegar emprestado livros em bibliotecas publicas), sempre copiaram musicas via fita K7, vídeos em VHS ou BetaMax, este tipo de coisa sempre existiu, só que agora não mais pelo meio físico, e sim pelo meio virtual.


Tudo isso é muito bom para nós os usuários comuns, e para quem produz conteúdo?


É aí que a coisa inverte-se. Eu produzo conteúdo escrito aqui no Vox, certo? E ficaria extremamente chateado se algum fdp copiasse o conteúdo em outro blog dizendo ser seu? Com certeza! Então eu iria invocar as leis de copyrights que eu mesmo vira e mexe não respeita? Sim!


Viu só a hipocrisia?


Quando é para eu assistir um filme e uma série, eu simplesmente ignoro a lei de copyright, mas quando eu sou prejudicado, eu uso esta mesma leia como muleta!


Não é todo dia que você se descobre que está sendo hipócrita!


Toda esta discussão me fez pensar bastante
. Outros amigos meus de internet sofrem com este mesmo paradoxo. Produzem conteúdo original e bacana, mas acabam sucumbindo a tentação e também copia outros trabalhos originais.


A lei de direito autoral vale para todos, desde as grandes empresas de entretenimento até os blogueiros mais chulos, a lei garante que o que você produzir é seu (o que é justo), e só você tem o direito de liberar ou não.


Se a mesma vale para todos, é crime eu piratear conteúdo de uma grande empresa do entretenimento, mas também é crime se esta mesma grande empresa do entretenimento copiasse um conteúdo meu. Tanto um quanto outro pode procurar a justiça para reaver seus direitos. E não há nada de errado nisso.


Sim, eu também acho que o modelo de negócios do setores de entretenimento devem ser reformulados, mas quando as grandes empresas pedem para tirar um site do ar, elas tem este direito, como eu teria direito de também pedir para tirar um site do ar por que está publicando conteúdo do Vox!


Não dá para usar dois pesos e duas medidas. Lei é lei.


O que eu quero com este post é demonstrar o outro lado, aquele lado que ninguém pensa, que nem sempre é das grandes corporações e sim de simples pessoas comuns.


É por isso que se fizesse um plebiscito ou referendo sobre o SOPA ou PIPA, era capaz da do SIM vencer, afinal de contas, o direito autoral vem do principio da propriedade privada, coisa que a grande maioria das pessoas reconhece como direito natural (ou em alguns casos, até sagrado).


Não estou defendendo nada, mas é interessante que sempre que aparece uma polêmica dessas, a vejamos de todas as perspectivas e não veja apenas o nosso lado. Não é para ser imparcial, é apenas para ser justo, afinal de contas, por mais amargo que seja uma sopa, e por mais que a maioria não goste, sempre vai existir alguém que apreciará seu sabor!


PS: Nesta questão de direito autoral, depois de tanto refletir com meus botões, estou estudando uma forma de mudar o licenciamento do conteúdo do CasperVox. É sério, eu não gosto de ser hipócrita :(

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.