Atualização

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

[especial] Firefox 10 Beta 1


Firefox 10.0b1 executando no Windows Vista

A Mozilla liberou neste sábado, véspera de natal o primeiro beta da décima versão do Firefox. E como já é tradição, o Vox testou e vai contar para vocês o que esperar da próxima versão da raposa de fogo que será lançada em 31/jan de 2012!


Obs: As imagens deste post estão em miniaturas para facilitar o carregamento das páginas. Clique sobre elas para ver as mesmas em alta resolução.


*Para o usuário comum, poucas novidades

Na versão 10.0, apenas duas novidades que os usuários irão sentir, mas não vão ver: A primeira é que as extensões agora são compatíveis por padrão a cada nova atualização. Ou seja, aquele drama do Firefox desativar extensões depois da atualização está prestes a acabar. O Firefox irá examinar cada extensão e irá desativar aquelas que contém alguma coisa não compatível, ou que a Mozilla definiu em uma lista ou pelo desenvolvedor através do site da extensão no AMO (a loja de extensões do Firefox).

A equipe da Mozilla também reuniu-se com desenvolvedores das extensões mais utilizadas do mundo, como o AdBlock plus, tabmix, firebug e echofon e etc a fim de detectar vazamentos de memória. As novas versões destes complementos vão consumir menos memória, ou seja, somado a MemShink o Firefox 10 ficará mais enxuto (em teoria).


Na parte técnica, o Firefox 10 vai contar com CSS 3D, suporte a tela cheia para html 5 e algumas melhorias no DOM.

Já para o desenvolvedor web, há muitas novidades. Digamos que a Mozilla quer manter o status de "top" entre os desenvolvedores web e responde há altura os esforços do Google no Chrome nesta área.


*Dev Tools: O Inspector recheado de recursos



Vocês se lembram que no Firefox 8 reapareceu o inspector? A Mozilla adicionou 4 novas funcionalidades no inspector e o remodelou para facilitar a vida do pobre webdesigner e desenvolvedor web.

Pela ordem das imagens acima: Code Editor, permite você fazer alterações no html ou no css e aplicá-las ao recarregar a página; Style CSS: Permite você ver todas as regras de diretivas CSS da página, e desativá-las e ver o resultado de imediato; Por fim, Navegador de tags html, que ao passar o mouse o mesmo informa qual tag está sendo renderizada e suas propriedades e na barra do inspector aparece a hierarquia da estrutura html onde o mouse encontra-se. Se você exibir o console, poderá ver exatamente onde estar o erro em uma página.


Outras novidades estão sendo desenvolvidas no DevTools, portanto nos próximos lançamentos novas ferramentas vão aparecer!


*Algumas mudanças no Sync




Foi adicionar o pareamento de dispositivos, que facilita muito se você usa o seu Sync não só em outras instalações do Firefox para PC como também se você o usa para Android, pois ele gera a chave de sincronização de modo muito mais fácil e permite você adicioná-la em outro dispositivo com uma tela idêntica (imagem acima)!

*Desempenho



Com a adição destes recursos de desenvolvimento no Firefox 10b1, temos uma má noticia: O consumo de memória aumentou. Não foi muito, mas se comparado com o teste passado, que já tinha indícios de aumento, parece que a tendência inverteu-se. Talvez com as próximas versões Beta o consumo diminua, mas é algo para começar a preocupar-se!


Memória de Trabalho: Firefox 10


Inicio: 26 MB (
> 3 MB)
Fim: 74 MB (> 5 MB)

Memória de Trabalho: Firefox 9 (clique aqui para ver o teste anterior)


Inicio: 23 MB

Fim 69 MB

O teste com a memória de confirmação também confirma uma alta maior do que o esperado.


Memória de Confirmação: Firefox 10


Inicio: 36 MB (> 13 MB)

Fim: 87 MB (> 8 MB)

Memória de Confirmação: Firefox 9


Inicio: 23 MB

Fim: 69 MB

Foi a maior alta desde o Firefox 5, já que se você for em todos os testes passados, verá que mesmo pouco, o consumo sempre diminuía, Agora ele aumentou! PCs muito antigos irão sentir este aumento, apesar que em questão de velocidade da navegação não ouve alteração, as vezes eu senti ele um pouco mais rápido para processar algumas páginas mais pesadas.


* Conclusão



Tirando o consumo de memória que infelizmente em nossos testes aumentou um pouco, todos os outros recursos adicionados a esta versão são bons e muito úteis. Sinceramente eu gostei do novo Dev Tools e do fim da incompatibilidade de extensões feitas por programadores preguiçosos.


Se você quiser testar, clique aqui a para baixar e testar esta versão (O teste é por sua conta e risco e não deve ser feito em ambiente de produção, apenas doméstico).

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.