Atualização

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

[especial] Testando o Windows 8 WDP Build 8102, parte 1


Chaos MenuGames 2.0.0.14pre (Andromeda) executando no Windows 8 WDP

A série de especiais sobre o Windows 7 em seu desenvolvimento aqui no Casper Vox foi a série de especiais mais acessada. Esperamos repetir este sucesso agora testando o Windows 8.


Ao contrário do Windows 7 que tinha muitas novidades, o Windows 8 terá um novo conceito para uso do PC. É sem dúvida a maior mudança no Windows desde o Windows 95. Este especial será dividido em pelo menos duas partes (se for necessário, terá uma terceira parte). Então leia, comente, diga-nos o que você quer ver do Windows 8 no próximo especial :D


Obs: As imagens deste post estão em miniatura para uma melhor visualização e carregamento da página, clique sobre elas para ver em máxima resolução.


*Ambiente de Teste

Fiz o teste utilizando uma maquina virtual instalada em um computador usando processador AMD Atlhon II e 4 GB de RAM com uma placa GeForce mediana tendo o Windows 7 como hospedeiro (ou seja, o computador não era meu rsss). O Windows 8 WDP rodou sem nenhum problema.
Usei a build 8102 disponível no site de MSDN, se você quer testar também, clique aqui e baixe (é necessário login com sua Windows Live ID/msn).

A Maquina Virtual (VirtualBox) usava 1GB de RAM com 128 MB de RAM para a placa de vídeo, e o Win 8 "rodou redondo". Não cheguei a medir a memória utilizada (fica para o próximo especial) mas é perceptível que o Win8 está mais leve que o Win7, não sei o quanto, mas parece que eles melhoraram o desempenho (Ou removeram o que restou do Vista no Win7).


O único macete para rodar o Win8 em uma maquina virtual (seja o Virtual PC ou o VirtualBox ou VMware) é o processador de sua maquina ser compatível com a virtualização. Senão for, você receberá uma "linda e re-estilizada" tela azul da morte :D


*Instalação



A primeira etapa do programa de instalação continua igual, como vocês podem ver na primeira imagem, a tela de instalação, particionamento, inserir a chave e de cópia dos arquivos não mudou em nada, só obviamente não tem o tema do Windows 7, sendo que o mesmo está em um fundo azul.


O que mudou bastante é a segunda etapa do programa de instalação, que é realizada inteira na interface metro, como vocês podem ver a partir da segunda imagem.


Notem a aparência dos controles nas imagens 2,3 e 4, foi tudo redesenhado. O que mais mudou, é a checkbox, que agora é um interruptor e não mais uma caixa de verificação, isto tudo pensando na interface de toque.


*Login



Na conclusão da instalação, o setup oferece dois tipos de login, um que irá utilizar o Windows Live ID (ou seja, seu hotmail ou sua conta no msn) e a outra a criação de usuários como é usado atualmente. Usando ao Live ID você tem acesso mais fácil aos aplicativos da interface metro. Como o computador que no qual o Win8 não é meu, eu não utilizei a Live ID, usei a maneira tradicional e criei um usuário Casper, como vcs podem ver na segunda imagem.


É o Windows incorporando um traço marcante do Chrome OS e do MacOS X Lion. É a famosa computação em nuvem entrando em ação novamente :D


*O Destkop Tradicional



Antes de falar da grande mudança, vamos mostrar como estar o tradicional destkop, que desde sempre foi a tela principal do Windows e que agora virou apenas "um modo de compatibilidade", ja que a mesma já não aparece mais de cara e o próprio windows sempre que pode, volta para a interface metro.


O designer das janelas mudou, está mais azul, mais chapado. E o menu iniciar como nós conhecemos simplesmente desapareceu, como vocês pode na segunda imagem.


A Terceira imagem é quando você acessa "Settings" neste menu iniciar estranho, a tela se divide entre o desktop e o Metro, a parte em verde nada mais é que uma versão simples do painel de controle (que mudou totalmente, falaremos mais dele no próximo especial).


*O Desktop Metro


Esta é a grande mudança, a tão falada interface Metro.


Ela é chamada de Metro provavelmente por ser longa, como você pode ver, é precisa pelo menos quatro imagens para você visualizar tudo.


Basicamente é o menu iniciar completamente redesenhado para ser um menu e um gerenciador de programas (Windows 3.11, aquele abraço :D). Tudo isso encapado em um visual totalmente 2D, chapado. A principio é estranho, mas com o uso você percebe que é algo funcional (principalmente se você usar em interface de toque, o que não foi nosso caso).


Não sei o que houve, mas nenhuma aplicação listada na Metro quis funcionar. Das duas uma, ou eu não configurei ou terei que ativar algum bagulho ou nesta versão alpha não tenha nada implementado. Nem mesmo o IE 10 quis funcionar, enfim, vamos ver isso nos próximos testes :P


A minha primeira impressão é que, para usarmos o Metro num PC convencional com teclado e mouse, vamos ter que acostumar-se com a nova interface.


Lembrando que esta é uma versão "Nightly" do Windows 8, talvez no Beta o mesmo esteja mais maduro, e o usuário possa escolher desativar completamente o Metro e usar apenas o Destkop tradicional, ou vice versa. Vamos ter que esperar mais um pouco para tirar uma conclusão final.


*Internet Explorer 10



O IE10 por enquanto está com a cara do IE9. Só houve mudanças internas, por exemplo, o mesmo agora chega a 100 pontos no Acid3 (ainda dá erro, mas chegou lá). A boa noticia é que o Firefox7b5 tb já chegou a 100 pontos no Acid3, ou seja, usar o Acid3 como parâmetro de comparação entre browsers, acabou. Todos estão igualados.


Era para entrar neste especial uma imagem do Acid, mas o bocó aqui perdeu o screen :P


Eu sei, falto muita coisa, em breve teremos a parte 2. Criticas, sugestões? Comente :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.