Atualização

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

[crônica] Qual “Nuvem” vai ganhar e chover na horta da Internet ?


Sim, existe uma nuvem pairando sobre nós!

O Vox tem o prazer de publicar uma crônica exclusiva escrita pelo nosso leitor, parceiro e grande amigo @sn_daniel, blogueiro do Eletronic Web Factory sobre a nuvem. Ótimo texto, ao contrário de minhas crônicas, é um texto pequeno, leve, com conteúdo e fácil de entender. :D

Enjoy!

Saudações amigos nerds, geeks e amantes de tecnologia é fato a computação em nuvens vai dominar o mundo tecnológico em 1 a 2 anos no máximo, gigantes como Microsoft, Apple e Google vem redesenhando suas ferramentas e sistemas para trabalhar nesse novo cenário, onde dispositivos com telas grandes e sem restrições de locais para uso derrubaram as barreiras de acesso e o já quase morto desktop e mouse, perceba como as interfaces estão cada vez mais limpas e voltadas para toques mais grossos que uma seta de mouse.

Mas não vou falar aqui do iOS, OS ou mesmo o Windows 8, eu vou falar de alguém que não brinca em serviço, o robô da Google. A Maçã vem brincando na nuvem, remodelando tudo para seu iCloud sua nova vitima foi o Lion, alguns usuários estão até um pouco perdidos, mas tenho de admitir ficou impressionante, mas voltando ao robozinho as versões moveis estão cada vez mais completas, com o novo conceito de controle de distribuição a Google se não parou, diminui a fragmentação de seu S.O. E o HoneyComb com mais um ano será definitivamente um dos ou senão o melhor para os tablets. Ligado a isso a Dell mostrou que o robô dos tablets em versão 3.1 pode trazer a então “ferramenta geek” para o mundo corporativo, que até então, não sabiam o que era um tablet e o que o mesmo podia fazer para melhorar a produtividade de um profissional.


Quem de vocês aqui já ouviu falar do Google Wave, sim o Wave morreu, brinquei e tirei muito sarro no twitter, pois nunca vi propósito para ela, mas recentemente recebi o convite da rede social Google plus e se você é nerd como eu e usou o Wave vai reparar que não parece somente mais uma rede social, muitos elementos treinados no Wave estão lá, quer um exemplo: o tal dos Hangouts é idêntico ao Wave que se podia compartilhar arquivo e editá-los com um plus de vídeo conferencia.


Mas o ponto que quero colocar aqui que segundo os meus feelings, atentem-se é apenas uma opinião própria, o Google plus ou Google + é na verdade um ensaio para o Chrome OS – ele se assemelha a um desktop em tudo, onde numa barra superior tem quase 75% do que o individuo faz na web, CHAT, EMAIL, COMUNIDADES, TWITTER, pesquisa no Google e mais sincronismo de contas de e-mail, agenda e etc. Com a nuvem se aproximando cada vez mais dos usuários e a expansão do espaço de armazenagem na web a Google esta na frente da corrida, com conexões como a Thunderbolt, as novas possibilidades de redes wi-fi de 100 km de distancia do router, e também a evolução das redes moveis como a 4g ficar atrelado a um local ou tipo de dispositivo para acesso como pessoal vai ser coisa do passado*, o computador pessoal estará na nuvem e como acessá-lo será com qualquer dispositivo, indiferente se for alugado, emprestado do amigo ou comprado de ultima hora você sempre terá suas configurações, fotos e etc.


Daniel Nascimento

* Adicionando um ponto que o autor não explorou: Mobilidade e portabilidade! Está é a chave. Para mim, a nuvem faz parte da computação móvel, ou seja, o conceito de nuvem a principio, sob a ótica do PC/Desktop, não faz muito sentido e até gera desconfianças. O que vai realmente empurrar o povo e a web e para a nuvem, não são interfaces bonitinhas e nem touchscreens, nem é os dispositivos, mas sim o fim da percepção que você tem hora, lugar e modo de acessar a rede. A discussão é polêmica e longa, mas só o tempo dirá para o que de fato está acontecendo, mas de uma certeza nós temos, estamos evoluindo. :D

PS: É pela primeira vez que um texto de outra pessoa é publicado aqui. E esperemos que não seja o único. Em breve, pretendo retribuir o favor ao EWF. Então, fiquem de olha, lá e aqui ;D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.