Atualização

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Romantismo da cultura hacker morreu!


A cultura hacker, assim como os GIFs animados, já são coisas do passado ...

" Uma reportagem do jornal britânico “The Guardian” afirma que um em cada quatro hackers norte-americanos trabalha como informante para o FBI (polícia federal dos EUA). "


Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

Existiu uma época que ser Hacker era legal, pelo menos no meio Nerd/Geek lá nos distantes anos 1990. A parada era tão maneira, que fizerem um filmes sobre hackers com a Angelina Jolie (o filme era ruim, a Angelina salvou o filme, literalmente :D ). Sem dizer de outros grandes sucessos do cinema, onde os hackers eram respeitados (Matrix é o auge dessa era).

Foi dessa época romântica dos hackers que surgiram o Linux, o Mozilla (hoje Firefox) e até mesmo o Google, o Facebook, onde sempre tiveram em seus quadros hackers consagrados, não como vilões, mas como mocinhos, verdadeiros profissionais e cientistas, que por vez ou outra hackeavam apenas para divertir-se, o famoso hacker de chapéu de branco.


Isso acabou. Se 25% dos hackers são informantes, mais da metade hoje em dia são simplesmente criminosos e outra parte são agentes governamentais e de empresas. Aquela cultura hacker, underground, romântica, forever alone que permeava os hacker, acabou. Para nossa tristeza.


Podia até ser um esteriótipo, mas era um esteriótipo legal, ser chamado de hacker não era ofensa, as pessoas encaravam como um elogio. Até hoje, muita gente ainda usa o termo como elogio, mas não tem mais aquele apelo, se você ficar por aí falando que é hacker, vai produzir o efeito contrário.


Bom, fica a nostalgia. Hacker hoje, é sinônimo de bandido, um triste fim para um termo tão legal :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.