Atualização

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Só agora estão dando conta que os tablets vieram para ficar ...



" Começou à 0h desta sexta-feira a venda do iPad2 no Brasil. O evento de lançamento ocorreu em um shopping na zona oeste de São Paulo, onde já havia uma fila esperando para comprar o aparelho. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Assisti agora a pouco o Bom dia Brasil na TV Globo, com reportagens especiais sobre tablets e até mesmo uma entrevista com um especialista no assunto, significa que a população está começando a descobrir o mundo da computação móvel.

Várias pessoas me perguntam como são e para que servem os ipads e galaxys da vida. Tento dar explicações mais genéricas, já que eu também não conheço as plataformas e pelo menos para mim, ainda não é algo essencial, se adquirisse ou ganhasse um tablet hoje, entraria nesse mundo não como um profissional de TI mas como um usuário comum. Não é só eu que estou nesse dilema, acredito que muita gente na área de TI ainda está confuso.


A tecnologia vai evoluindo, e a ideia de ter lugar e horas para acessar a internet e aproveitar tudo que a informática tem para oferecer vai ficando defasada. As pessoas estão cada dia mais dependentes (e até mesmo viciadas) da internet e das facilidades da tecnologia. Começou com os notebooks e o céu é o limite, mas a computação móvel está aí. É realidade, e só tende a crescer, a evoluir.


Há 20 anos atrás tínhamos lugar e hora para comunicarmos. Telefone fixo, fax, carta. Hoje com celular, dificilmente você usa um orelhão ou com os emails dificilmente você manda fax ou carta. É a mesma evolução que estamos tendo hoje, ainda temos o telefone fixo e a carta, mas a comunicação hoje é dinâmica, ela anda junto com você. E em breve, a internet andará junto com você também, a preços acessíveis.


Aqueles que temem o fim dos PCs, muita calma, o mesmo ainda continuará a existir, será uma central de gerenciamento de smartphones e tablets, um porto seguro para navegar, mas acho que entre 10 e 20 anos, você vai conectar-se a internet do mesmo modo que faz um telefona num celular, simples, barato e natural.


Então é melhor procuramos entender por que essa evolução está ocorrendo ao invés de simplesmente ter medo da mesma.


PS: Vocês perceberam que meu tempo anda escasso ultimamente. Pretendo fazer textos e atualizações menores durante os dias mais atarefados e algo mais completo nos dias mais tranquilos. Pelo menos assim, pretendo manter a regularidade nas atualizações :D


PS2: Naquela pani do blogger, o Vox perdeu 1 post de maneira inexplicável deste mês de maio. Bom, o post vai ficar perdido, já que era sobre um assunto sazonal, pois era sobre a compra da Skype pela Microsoft. Se você leu e salvou em algum lugar esse post, entre em contato conosco :D

1 comentários:

Leandro Laia disse...

Como desenvolvedor, creio que é hora de pensar seriamente a conhecer os SDK desses "brinquedinhos". Acho que já vi um case do uso de iPad num restaurante em algum site.

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.