Atualização

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PSN: Tem boi na rede ...



" SÃO PAULO – Menos de dois dias após liberar o acesso a rede PlayStation Network (PSN), a Sony foi obrigada a desligar novamente o sistema por suspeitar de possíveis novos ataques exploit.


Os exploits permitiriam que crackers modificassem as senhas dos usuários apenas utilizando as informações da conta de e-mail e data de nascimento, que são os dados solicitados pela PSN para a reativação. Porém, todos esses dados dos usuários foram obtidos pelos criminosos que invadiram a rede da Sony. (...) "


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

A coisa não está nada fácil para Sony, essa demora toda para reativar a PSN vai com certeza ser prejudicial para os negócios, já que uma falha dessa proporção em rede de games não tem precedente. A Microsoft e a Nintendo poderia estar comemorando, mas na verdade, tá todo mundo com medo que algo semelhante aconteça em sua rede.

Afinal de contas, segurança de informação nunca será 100%, você tem que estar ciente que em qualquer coisa que você faça na internet, você estará correndo algum risco. Se você tomar cuidado vai diminuir muito a chance de ser "contemplado" com problemas de vazamentos de dados, mas sempre vai ter chance de algo dar errado (lei de Murphy), principalmente em algo que você não tem o controle.


Disse todas essas "obviedades" só para conscientizar, já que o que a grande maioria revolta-se sem saber como a bagaça funciona. Muita gente, até gamers veteranos não conseguiram captar a dimensão e a gravidade dessa pane, pois bem, a realidade nua e crua e a seguinte:


É óbvio que o pessoal da Sony achou um buraco tão grande e um conjunto de falhas tão primarias e tão graves, que simplesmente teve que refazer do zero boa parte dos programas que gerencia a rede PSN. Se fosse apenas ataques de DDoS, ou uma invasão pequena, causada por uma falha pequena ou mesmo em softwares de terceiro, bastava apenas umas "24hrs" e um malabarismo com routers e servers que tudo estaria resolvido.


O ataque a PSN foi muito grave, e se você por acaso tiver informações criticas armazenadas na psn, como dados bancários, é melhor correr e pedir um novo cartão e uma nova senha no seu banco. Pode parecer radical, mas você não vai querer bancar compras ou golpes de vagabundos alheios. Vai por mim, melhor perde 2 horas de seu tempo do que depois você perder semanas, meses ou até anos para limpar o nome.

Bom, eu nunca cheguei a jogar num PS3, mas quem eu conheço que joga, diz que sem a psn o ps3 é igual a um ipad sem internet. É nessas horas de desespero "Gamístico" que eu recomendo a você orfão da psn: baixe uns emuladores, umas roms e seja feliz (e para organizar tudo, use o Chaos MenuGames ;D )

Só para finalizar, não são bugs que tem na rede da psn, é algo muito maior e mais pesado, meu palpite é que tem boi na rede ... :-)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.