Atualização

sexta-feira, 20 de maio de 2011

[especial] Firefox 5 Beta 1


Firefox 5.0 Beta

Contrariando completamente nossas previsões, a Mozilla chutou o balde e adotou o lema "Senão pode vence-los, junte-se a eles". Foi o que a mesma fez, adotou a metodologia de rapid releases (lançamentos rápidos) e promete que pelo menos a cada 12 semanas teremos um release novo do FF.

Agora a tarde, a versão 5.0 foi movida para o canal Beta e pode ser baixada aqui. Já utilizamos e fizemos uma pequena lista do que tem de novo nessa nova fase do Mozilla Firefox.


Obs: As imagens a seguir estão em miniaturas para melhorar o carregamento e a visualização da página. Clique sobre elas para ver em alta resolução.


* Sem novidades visuais



Ao olhar essas imagens você pode dizer: Poxa, é igual ao Firefox 4. Bom, com exceção do comportamentos das abas quando você as abre ou fecha, que agora deslizam sobre a barra de títulos (semelhante ao Chrome e ao Opera), não ouve nenhuma alteração no visual.


* Mudando de canal




Na caixa de diálogos "Sobre" apareceu uma nova opção. Agora você poderá alterar qual tipo de versão do firefox que você deseja usar, existem três tipos que são os clássicos "canais de desenvolvimento". Você pode manter na versão final, ou seja "Release", pode mudar para versão beta ou poderá usar a versão alpha, que a mozilla apelidou de Aurora.


É um recurso inédito nos navegadores. No Chrome por exemplo, você precisa ativar essa transição para o canal dev de forma um pouco mais complexa, e depois o próprio Chrome reinstala novamente a nova versão. No Firefox, ele apenas baixa o que é necessário, sem precisar de uma reinstalação.


Não é um recurso que o povo vai usar muito, pois a maioria das pessoas saem correndo das versões Beta como o diabo foge da cruz, mas para nós da TI, é uma funcionalidade um tanto interessante.


* Jetpack a todo vapor. Instale extensões sem precisar reiniciar :D




O Jetpack é um novo tipo de extensões para o Firefox que permite instalações/alterações/desinstalações de extensões em tempo de execução sem precisar reiniciar o navegador. No Firefox 4 esse é um recurso "experimental", no banco de dados da mozilla, até então muitas extensões jetpack vinha com o selo "experimental".


Agora, parece no FF5 o jetpack chega a sua versão 1.0, e as primeiras extensões estáveis com esse formato começam a pipocar. É um recurso que o pessoal sempre pediu, e finalmente foi atendido.


Acredito que agora só depende dos desenvolvedores de extensões, migrar suas criações para o novo padrão. :D


* Impedir rastreamento de cookies




Por fim, a ultima novidade visível do Firefox 5 é um recurso de segurança. Na guia privacidade, você pode agora marcar se deseja ou não que um site faça rastreamento através de cookies. Ainda não entendi muito bem como isso vai funcionar, vamos ter que esperar o pessoal da Mozilla apresentar detalhes desse recurso.


Não deixa de ser algo positivo, o FF sempre foi pioneiro em quesito segurança.


* Mudanças em geral


Fiz aqueles "benchmarks" bem fuleiros, e o posso dizer é que melhorou um pouco a estabilidade do navegador, em alguns casos, não há mais aquele delay, mas isso ainda ocorre se você estiver com muitas abas abertas ou uma página usa muitos plug-ins ao mesmo tempo.


O consumo de memória continua estável em relação a versão anterior, um pouco menos, em média de 7-10 MB a menos. Se por um lado não é uma mudança impactante, por outro lado, o consumo não cresceu, o que é bom.


* Conclusão


Não esperem muitas mudanças, se você usa feliz o Firefox 4, vai continuar feliz como Firefox 5 pois, agora a mozilla com esse novo modelo de desenvolvimento rápido pretende investir mais no núcleo do programa do que em sua aparência externa, pelo menos nesse primeiro momento, eles querem trabalhar para igualar o Firefox em desempenho com o Chrome e com o IE9, que é única coisa que o FF ainda perde para seus concorrentes.


Se você quiser experimentar, clique aqui e baixa direto do canal Beta.


Atenção: Instalação desse beta
substitui por padrão a sua versão corrente, algo inédito, pois antigamente a versão beta era instalada em pastas diferentes. Por tanto, evite de usá-la em ambientes de produção. A instalação é por sua conta e risco.


Se você quiser aprender como utilizar versão de teste do firefox de maneira segura, leia nossa dica clicando aqui.

2 comentários:

Dav disse...

Nao atualizei ainda meu FF por dois motivos a inconpatibilidade de meus addons e por achar as abas em cima ruim ao meu gosto

Casper disse...

Quanto a incompatibilidade dos adds só com o tempo, mas é possível configurar o FF 4 (ou o 5) para manter a mesma aparência do FF 3.6

Basta você pressionar ALT, que irá aparecer o menu tradicional. Vá em Exibir -> Barra de Ferramentas. Desmarque a opção Abas em cima e marque as opções Barra de Menus e Barra de extensões e pronto! Visual do FF 3.6 totalmente restaurado :D

Mas eu recomendo que o quanto antes você faça o upgrade, pois a Mozila vai descontinuar a versão 3.5 e já tem planos de matar a 3.6 até o final do ano!

E Recomendo também que dê uma chance ao novo visual, que agora é padrão em todos os navegadores. Nos primeiros dias é difícil e você acha tudo muito confuso e esquisito, mas depois que você pega a mecânica, acaba acostumando-se!

E vc Dave anda sumido ... apareça mais vezes e obrigado pelo comentário :D

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.