Atualização

segunda-feira, 14 de março de 2011

Greve na TI. Será que vai dar certo?


Será que o pessoal de TI sabe fazer greve?

"SÃO PAULO – A greve dos profissionais de TI do estado de São Paulo não deve se consumar na prática. Essa é a expectativa da categoria.

Desde o último sábado, o segmento – composto por analistas, programadores e colaboradores de áreas administrativas em empresas de processamento de dados – encontra-se em estado de greve, uma vez que não houve acordo entre o sindicato patronal e o Sindpd, sindicato paulista dos trabalhadores de TI."

Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

A minha dúvida é: Será que a nossa categoria, tem peito para levar a greve adiante?

Tudo que o sindicado pede é justo e até pouco. Já que está difícil arrumar profissionais de TI no mercado, esse tipo de profissional teria que ser bem valorizado, o que não acontece. Principalmente nos primeiros anos de carreira ou mesmo com os estagiários. Já conheci estagiário de TI que ganhava salário minimo por 10 horas trabalhadas, sem nenhum beneficio, eu mesmo já trabalhei como "escraviário". É terrível.


Eu faço essa pergunta, por que o profissional de TI não tem aquele censo de coletividade como tem os operários por exemplo. Conheço de perto o chão de fábrica, principalmente dos metalúrgicos (meus pais foram metalúrgicos), os caras as vezes se odeiam, mas quando é para o bem de todos, ninguém vacila.


Quando o chão de fabrica decide parar, antes de qualquer coisa oficial, até as pedras ficam sabendo que a categoria vai parar. E geralmente, é feito em grandes eventos públicos. O mesmo acontece com o funcionalismo público.


Agora, na TI, você só sabe da greve por uma noticia num portal de tecnologia, e a categoria é muito heterogenia. Tem muitos preguiçosos, muitos que não ligam, muitos que pensam ser elite, e a grande maioria não tem censo de coletividade. Hora, sei do que estou falando, e se você trabalha nessa área, deve está concordando comigo.


Óbvio que tem exceções, mas acho que o primeiro "chega para lá" que os patrões derem, o pessoal vai desistir e vai tentar negociar uma mixaria. Espero que não aconteça, espero que a nossa categoria demonstre sua força, e que a sociedade saiba que sem nós, no mundo moderno de computadores máquinas, nada disso estaria funcionando senão fosse pelo nosso trabalho.


Greve é um direito do trabalhador. Temos o direito de reivindicar melhores condições. Se você não fizer isso pelos seus companheiros de profissão, faça por você. Pense em quem está começando a carreira agora, são essas pessoas que mais precisam desses direitos.


Vamos esperar até sexta, e espero eu, que com essa paralização, traga bons frutos para nossas tão desvalorizada categoria.

PS: Semana do carnaval foi um descanso. Por isso, três posts hoje e espero voltar com tudo nessa semana
PS2: Não sei se irei fazer um especial sobre o Firefox 4 RC1. A RC1 é igual a Beta 12, só melhora do desempenho =D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.