Atualização

segunda-feira, 14 de março de 2011

Circles: O Google andando em círculos ...


Google está andando em círculos quando o assunto é Redes Sociais ...

" No último domingo, o rumor de que o Google estaria preparando o lançamento de uma rede social chamada 'Google Circles' tomou conta da internet. (...) "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Google Circles: Nome perfeito para a atual situação do oráculo quando o assunto é rede social. Depois dos desastres que foram o Google Buzz e o Wave, hoje o pessoal fica com o pé atrás quando aparece uma noticia dessas. E o entusiasmo de uma rede sucessora do orkut anda em baixa.

Há milhões de hipóteses que tentam explicar por que o orkut só deu certo no Brasil, eu fico com a teoria da simplicidade. A mecânica de uso do orkut é de fácil aprendizado (pelo menos na versão clássica) e mais com a grande resistência a mudança (e até preguiça) que o Brasileiro tem, faz do mesmo um sucesso. Mas isso é assunto para outro post.


Seja boato ou não, seja o que for que o Google esteje planejando em lançar em termos de redes sociais, terá que ser algo extremamente inovador e cativante, só assim, para reverter o sucesso do Facebook e do Twitter.


As vezes eu me pergunto por que o google não investe mais na melhoria do YouTube, que é uma rede social, e com o tempo (melhora dos equipamentos de vídeos acessíveis, da velocidade de conexão e etc) só tende a crescer. Se o Youtube tivesse uma função de streaming ao vivo, o twitcam jamais teria chance, agora, o google vai ter que correr atrás dessa funcionalidade.


E por fim, é incrível o tanto de dinheiro que é investido em ferramentas que tecnicamente são inúteis. Rede social o próprio nome diz, não tem nenhuma utilidade lógica, a sua finalidade é deixar o mundo virtual mais humano, afinal, as redes sociais só refletem a qualidade de uma sociedade. Se você acha o orkut ruim, deve pensar o mesmo da sociedade brasileira, pois o mesmo não passa de um espelho :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.