Atualização

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Symbian: morto-vivo ou duro de matar?



"(...) É nesse cenário que a Nokia lança o Symbian 3, versão mais recente do sistema, inaugurada no smartphone N8.
A Nokia aposta no suporte a multitoque e na nova interface, mais fluida do que a das versões anteriores. (...) "

Fonte: Folha online (ler matéria na íntegra)

Podemos fazer uma lista enorme de erros que a Nokia cometeu com Symbian, mas isso é coisa para um post mais adequado, mas o principal fator da derrocada do symbian sem dúvida foi a inovação.

A Apple quebrou as pernas da Nokia, Motorola, Ericson e outras fabricantes de celular quando lançou o iPhone. Todas essas fabricantes já vinham com protótipos de celulares touch-screen com aplicativos, mas Tio Jobs e seus pupilos pegaram todas elas no pulo. o iPhone ficou quase 2 anos sem um concorrente a altura.Algo parecido aconteceu com o iPad, porém, o mesmo ficou 10 meses sem concorrente a altura.


O Symbian 2, para aquilo que foi criado, é um sistema espetacular. Só que já é obsoleto. É como se eu tivesse aqui defender o Windows 95 e DOS quando já temos o Win7,Ubuntu e MacOS X.


Foi muito rápido. E só agora, parece que a Nokia voltou a prumo.


Nessa semana, testei dois aparelhos mpX (Made in China) um com tela sensível, outro com a cara do BlackBerry, e ambos, mesmo com suas limitações, já deixa no chinelo qualquer celular lançado em 2007/2008 (com exceção do iphone)
.

Nesse post eu relatei que tinha usando por algumas horas um N97, pois é, os Made in China e N97 são equivalentes. no meu julgamento. E quando algum produto chinês é equivalente ao seu, você está muito encrencado.


Acho difícil eles voltarem para vanguarda da computação móvel (não telefonia, celular é coisa obsoleta), mas podem voltar a ser competitivos, assim como a Motorola fez.


Já está aí o N8 e Symbian 3, vamos ver, se agora eles acertam e voltam a ser competitivos. Se fracassar, o Google com o seu Android agradecem.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.