Atualização

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

[mini-especial] Firefox 4 Beta 5 ...



O MineField 4 Beta5pre em execução no Windows Vista ... já está bem mais estável e as novas características começam a tomar forma fora do Windows 7.

Atenção: As imagens nesse post estão em miniaturas para não sobrecarregar a página, clique sobre elas para ampliar!


Nós continuamos à acompanhar o desenvolvimento do Firefox 4, não nas versões Beta regulares e sim nas versões "undergrounds" que ainda não saíram (são chamadas de versões noturnas ou formalmente, versões de desenvolvimento).

Muita gente baixou o FF 4 Beta e acabou se decepcionando por que as novidade tão prometida só funfava mesmo no Windows 7. Nem mesmo no Vista o negócio aparecia, apenas o velho visual da versão 3.x!


Bom, acredito que isso vai mudar, no dia 27/08/2010 saiu a primeira prévia da versão Beta 5, e que finalmente, o novo visual do Firefox parece está funcionando em sua plenitude nas versões anteriores do Windows.


Além disso, vem com novas funcionalidades, que pretende deixar o FF4 novamente no topo dos browsers. Vamos ver:


*O Visual



No Windows Vista, com o sem o Aero ativado, o novo visual do Firefox aparece normalmente sem nenhuma falha na prévia do Beta 5.



Nas duas imagens acima, você ver o MineField 4b5pre executando no Windows XP e como vocês podem ver, o botão Firefox está ajustado na barra de título, como deve ser.


*Novo Menu



O novo menu agora está mais prático, em duas colunas, com mais opções, como nós já tínhamos previsto.

*Janela mais limpa (Chrome X MineField)




A imagem acima é uma comparação entre o Minefield 4b5pre e o Chrome 5. Como vocês podem notar, a diferença do campo visual do Chrome e do FF4b5pre é pouco pixel, nada que vá estragar a visualização de um site. E nessa nova versão mais minimalista, o próprio FF está mais rápido.

*Janela de Add-ons (complementos)



Ela está sendo aprimorada, como você podem ver, há diferenças da versão B4. Ela ainda está em construção, pelo que vi no site dos desenvolvedores, ele vai ficar rulez!

*Mozilla Sync (Sincronizador)



Os baba ovos do Google Chrome dizem que o seu Browser é o único que sincroniza favoritos, histórico e etc na rede. Não mais!!! =D

Esse recurso no FF4 é chamado de Sync, ele já aparece na barra de status, é só clicar nele e configurá-lo. Sem segredos, se você nunca o usou ele cadastra você automaticamente no servidor de sincronização da mozilla, com senha e tudo, e na primeira imagem, é possível ver é quem escolhe o que vai ser sincronizado é você.


*TabCandy (miniaturas das abas)



Esse recurso que já existe em outros browsers desembarca de vez no FF4, só que com uma novidade que os outros não tem. Será possível organizar as miniaturas (abas) em diferentes grupos, sem precisar abrir outra janela.

O TabCandy ainda está bem "cru", mas o pessoal da mozilla promete muito para esse recurso.

Bom, é isso, como o Firefox 4 só será lançado em dezembro, acho que ainda vem algumas novidades, mas serão pequenas, o Firefox 4 parece está estável e quase pronto.

Se você quiser testar essas novidade, baixe e instale o Minefield em seu computador, mas lembre-se, não o utilize como versão principal e não rode simultaneamente com outra versão do Firefox. Clique aqui para baixar.

2 comentários:

MD disse...

Um post bem informativo... mas o Firefox 4 será lançado oficialmente em setembro/outubro, dependendo das novidades do Internet Explorer 9 e do Opera 10.7

Casper disse...

Acho pouco provável, só se o pessoal da Mozilla fazer "cerão" ou cortar alguns melhoramentos que ainda não estão disponíveis.

Apesar do Minefield (que agora já é prévia da Beta 6) está um pouco melhor, ele ainda trava bastante, e falhas são comuns.

E as versões para o linux e mac ainda não estão maduras suficientes!

Acredito que um RC possa sair no fim de outubro, mas versão final mesmo, só fim de novembro! isso na melhor das hipóteses, desenvolvimento de software sempre atrasa!

Obrigado pelo comentário!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.