Atualização

terça-feira, 25 de maio de 2010

Nova linha 4 e o fim de um mito ...


Novo trem da linha 4 do metro de são paulo inaugurado hoje. Foto: Agência Estado/Ultimo Segundo

" Os novos trens da linha amarela dispensam condutores para serem guiados. A partir de amanhã, os trens passam a circular entre 9 e 15 horas. Nos primeiros meses, as estações funcionarão fora do horário de pico e o acesso será gratuito. "


Fonte: Info (ler matéria na integra)

Apesar de achar que essa inauguração prematura (afinal, todas as outras linhas foram inaugurada com pelo menos 5 estações, esse nova linha, foi inaugurada com apenas 2), deixando de lado todo esse papo politico, deveria-se esclarecer para população paulistana que o condutor (maquinista) do metrô sempre foi uma figuração.

Desde sempre, o metrô paulistano nunca precisou de condutor, a tecnologia importada na década de 1970 já era toda automatizada, veja na imagem abaixo, tirada nos primeiros testes da linha Linha 1 ainda sem acabamento:


Ué, cadê o condutor (maquinista)?

Essa foto é assustadora, não acha? Será que alguém normal na década de 1970 ia entrar em um trem sem condutor, numa estação fria, feia, inacabada e sem iluminação suficiente? E de quem seria a culpa
se algo der errado e não tivesse ninguém qualificado?

Por essas e outras questões, que o Governo colocou o condutor, que tem pouco controle sobre o trem, ele pode acionar o freio de emergência, controlar a abertura das portas e falar o nome das estações (com toda a simpatia, quem já andou no metrô paulistano sabe o que estou falando). É só isso. Controle de velocidade, paradas na estação e sincronia entre os trem é tudo feito por computador do carro e da central.


Agora, muita gente vêm e fala "É a tecnologia moderna substituindo o homem", que nada, essa figura já é descartável desde sempre. Todos os metrôs modernos no mundo não tem mais essa figura.


Claro, o sistema de controle da linha 4 é muitas vezes melhor que o da linha 1 (a primeira linha), e com o tempo e a modernização, as outras linhas também serão modernizadas ... e assim, sem o Adam e Savage, acabou-se mais um mito XD


Mistério do metrô paulistano ainda não solucionado: A estação Paulista da linha 4 inaugurada hoje, se você nunca esteve em São Paulo e olha o mapa do metrô acha que a mesma está localizada na Av. Paulista, não é? Se você pensou assim, errou, a estação está na Rua da Consolação.E para deixar mais engraçado, a estação Consolação da linha 2 está na Av Paulista … é, vai entender! =D

PS: A avaliação por estrela voltou: Ao invés de usar o recurso bugado do Blogger, estamos usando agora o widget do outbrain.com. Em nossos testes, funciona em todos os navegadores sem problemas. Sintam-se livres para dar sua nota em nossos posts ;-)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.