Atualização

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Google, o codec e o html5 ...



" Circulam pela internet rumores de que a Google irá liberar em breve o codec de vídeo VP8 sob uma licença Open Source. Originalmente criado por uma empresa chamada On2, o VP8 caiu nas mãos da Google quando a empresa adquiriu a On2 no ano passado. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria)

Já deveria ter alguma solução totalmente open source, da comunidade do software livre, para padronizar de vez essa farra de codec. Eu acho um cumulo, ter que instalar um pacote de quase 20 MB (o K-lite Mega por exemplo) com centenas de codecs. Muitos você nem usa, mas se tirar, os principais pode não funcionar. Aí, já é brincadeira.

O Xvid é uma boa solução, mas está longe de perfeição, muitas vezes, o cara ripa em Xvid em resoluções baixíssima (baixei um filme do 007 esses dia, com resolução de 480x271 ... precisa de uma lente de aumento para ver alguma coisa, num monitor de 17' ... imagina num TV LCD de 42' ?) para que caiba em 700 MB.


Não sou contra soluções proprietárias, mas acho que deveria ter um alternativa free, como sempre teve. A comunidade anda dormindo ... será preciso o Google liberar algo?


E o interessante, que não é só o Twitter que está nadando em dinheiro, o Google também. Compra uma empresa, e depois abre de graça seu principal produto.
É, é isso mesmo que você está pensando, não será tão de grátis assim como o Google quer fazer nós pensar,

O HTML5 ainda parece algo muito distante, ainda vai rolar muita coisa. Por que não adianta nada você se livrar do Flash por exemplo e ter que usar um codec proprietário. Trocar 6 por meia duzia, não é algo muito inteligente :P


PS: Amanha terá uma nova crônica. Não perca!
PS2: Um novo post sobre o Chaos MenuGames no DevBlog. Acess: http://cchaosmenugames.co.cc/blog

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.