Atualização

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Microsoft usando mão-de-obra escrava na China ...


Senão fizer os mouses e teclados direitinho, vão para o tronco. :P

" Um relatório feito pela ONG norte-americana National Labor Committee aponta que uma fornecedora chinesa da Microsoft estaria usando mão de obra de adolescentes em regime de semiescravidão.

O documento acusa a fábrica Kye de restringir a liberdade de movimento --trabalhadores só podiam deixar o local em horários regulados pela empresa. "


Fonte: Folha online (ler matéria)

Isso é errado. Mas vou dar uma de "Advogado do Diabo". A M$ não é a única a fazer isso na China, Índia e Africa (e mesmo Brasil,sil,sil).

Todo mundo está careca de saber que outras empresas de tecnologia, até algumas que tem logomarca a fruta que Adão comeu, também utilizam dessa mão de obra escrava, pois para mim, um cara que trabalha 16 horas por dia e dorme em alojamentos (aka senzala), é sim escravidão.


A Nike por exemplo é uma das empresas que tem essa má fama, na década 1990 me lembro de muitas denuncias, e ao poucos a coisa foi sumindo, sumindo e sumiu!


Lá na China, esse tipo de coisa é o "default". Eles não tem uma legislação protetora de trabalho como a nossa (legislação essa que muitos empresários querem acabar, para ficarmos que nem a china :P), lá quem dá as regras é o patrão, não tem o que gostar, tem que trabalhar senão morre de fome. Ou você acha que a China cresce em média de 15% ao ano a mais de 40 anos a toa? Não, é com esse tipo de pensamento que eles estão deixando o capitalismo cada dia mais selvagem.


E por fim, quem é nós Brasileiros para ficar julgando? Aqui acontece exatamente a mesma coisa, só que é com trabalhadores nordestinos, peões, cortadores de cana e bolivianos que aqui em São Paulo trabalham quase 20 horas por dia em fabricas de roupas coreanas com salário que deixa qualquer um espantado (por volta de $ 50).

É amigo, falar dos outros é fácil. Mas escravidão ainda existe e por mais que a gente relute, sempre vai existir, infelizmente. A máxima de Marx* da "exploração do homem pelo homem" vem sempre se comprovando como correta!

* Muita gente não entende o que é o socialismo e a teoria de Marx e Engles, na verdade ela é uma adaptação da teoria de Darwin, só que aplicada a sociedade humana. Durante o colegial, um professor de sociologia fez nós ler um livro pequeno e simples sobre isso: "O Capital: Uma leitura popular" de Carlo Cafieiro. Recomendo que vocês leem quando puder esse livro, para não ficarem pensando besteiras por aí, ao contrário do que muita gente pensa, a teoria de Marx não doutrina o socialismo, está sim é apenas uma conclusão. O livro e a tese, na realidade explica como funciona o Capitalismo, e você vai se espantar, que isso que comentei hoje, foi documentado pelo Cafiero a quase 150 anos. Seria esses cara profetas? acho que não ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.