Atualização

quarta-feira, 31 de março de 2010

OpenSolaris pago: A Oracle começa a acabar com a Sun ...


A mamata acabou!

" SÃO PAULO – A Oracle informou que a versão 10 do sistema UNIX Solaris, produzido originalmente pela Sun, não será mais distribuída gratuitamente. "


Fonte: Info (ler matéria)

A noticia pode até ser um choque, mas já era esperado. A Oracle é uma empresa de software a moda antiga, dificilmente vai saber trabalhar com produtos gratuitos.

Isso não gera só uma insegurança para os usuários do Solaris como tb deixa apreensivo quem usado outros programadas da antiga Sun.


Dificilmente o java será pago, como muitos andam dizendo por aí, mas outros produtos Sun corre perigo de se tornarem restrito. O OpenOffice, o VirtualBox e o MySQL com certeza vão passar por mudanças num futuro próximo, pois a filosofia mudou dentro da empresa. Agora, assim como a Microsoft, a Corel e Adobe, a Oracle vai sim querer tirar o máximo de lucro. Não que seja errado, afinal, é uma empresa, mas dificilmente eles vão pensar em nós, os usuários.


A Sun era uma das poucas gigantes que investia em open source e continha uma ideologia. Está claro agora, essa Sun que conhecemos, estão com os dias contados, e do jeito que vai as coisa, a Sun acabará totalmente absorvida pela Oracle.


Aí outros dizem, a IBM ainda apoia o open source, sim apoia, mas a cada dia que passa, a IBM vai diminuindo. A Dassault (sim, aquela que produz os caças Rafale que o Brasil vai comprar) adquiriu toda a subsidiária da IBM na França. Não vejo um futuro muito brilhante para a IBM.


O Google tb vai encerrar o seu apoio ao Firefox no ano que vem. Então, a era de investimentos no open source, está entrando em declínio.


Se a comunidade de software livre quiser continuar competindo, vai ter que pensar em outras formas de financiar, pois o tempo passa, e a comunidade vai perdendo mais desenvolvedores e mais programas. Se continuar assim, voltaremos nas condições antes da bolha em 2000, com softwares licenciados a granel. Espero eu, estar errado :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.