Atualização

sexta-feira, 26 de março de 2010

Jornais online pagos ... será que pega?



" Os jornais britânicos The Times e Sunday Times vão começar a cobrar pelo acesso ao seu site na internet a partir de junho de acordo com a companhia proprietária dos jornais, a News International. Os usuários terão que pagar uma libra por dia (cerca de R$ 2,66) ou então 2 libras (aproximadamente R$ 5,30) por uma semana, que dará direito a acessar os dois jornais. "

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria)

Esse modelo de cobrar por notícias só vai dar certo na internet, quando todos os sites do mundo forem pago, senão, não dá. Se a imprensa quiser lucrar dessa maneira na internet, vai ter que reunir-se em todo mundo e padronizar.

Senão, o que vai acontecer é que site se transforma em pagos, e como tem centenas de grátis, acaba fechando e voltam a ser gratuitos.

E outra mentira descara que a imprensa escrita diz por aí, é que quando vendem o jornal em papel, ganham apenas pelo valor, o que é mentira. O que dá lucro aos grande jornais são as assinaturas de leitores e das propagandas e classificados. Se vc é aquele leitor que sempre compra na banca, quem fica com o lucro, é o jornaleiro. O mesmo acontece com revistas.


Entre 2006 e 2009 fui assinante da revista Info, e vc não acredita como não só a Editora Abril, mas a Folha e o Estadão me "assediavam" em busca de uma assinatura ... vira e mexe o marketing da abril manda emails do tipo "estamos com saudades de vc", tá bom, acredito ;)


Com noticias é difícil ter pirataria, já que de um dia para outro as noticias envelhecem, agora, os jornais online tem um concorrente muito pior, que é a blogosfera, que as vezes sabe mais e antes dos jornais online. Vide o caso da doença do Lula no começo do ano ... :P


A Folha e o UOL por exemplo tem uma parceria interessante (apesar de ser venda casada, proibida pelo código do consumidor) que todas as informações do jornal impresso mais algumas colunas são estão disponíveis para os assinantes da Folha e do UOL. O que deixa muita gente com raiva, algo parecido tem no jornal carioca O Globo e a globo.com


Mais ainda acho, que nesse setor, para internet, ainda há de inventar outro modelo de negócio que deixe viável e lucrativo, espero que um dia eu tenha essa ideia e fique rico. Se vc tiver, conte-me, sócio =D


PS: Essa semana além de atípica, sem grandes noticias para comentar. Acho que vou voltar a escrever crônicas e tentar desenterrar alguns tutoriais, por que deixar o blog parado é ruim. Nessa semana, só tinha noticias do google deixando a china, que nem nos telejornais, que só falado dos nardoni e da mídia militar que só fala do FX-2 ... a imprensa nesse mês de março tá que é uma chatura :P


PS2: O fórum da Casper Studio's (
http://casperstudios.co.nr) saiu do ar, mas a culpa não é nossa, é que o servidor Prohost onde estávamos desde 2007, morreu. Se vc acessar, vai ser redirecionado para um site estranho. Procurarei outro lugar, mas não tem data para o mesmo voltar.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.