Atualização

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Curar vício na Porrada não adianta, só cura com força de vontade ...

Photobucket

Imagem meramente ilustrativa!

" A polícia chinesa investiga a morte de um adolescente viciado em internet --aparentemente agredido por seus próprios cuidadores-- em uma clínica de reabilitação na região de Guangxi Zhuang, no sul do país, informou o diário "China Daily" nesta terça-feira (4). "

Fonte: Folha online (ler matéria na integra)

Poucas pessoas entendem como funciona um vício, seja lá do que for, desde de drogas até internet, passando por chocolate e refrigerante (sou um chocólatra e tb sou viciado em Coca-cola :P) ou mesmo analgésicos.

A pessoa tenta atenuar algum tipo de incomodo, por exemplo, quando estou muito estressado
(o termo correto seria "cansado" por que sou pobre :P) ou agitado ou ansioso comer um pedaço de chocolate faz relaxar, faz o incomodo passar por alguns instantes. O mesmo acontece com os outros vícios, porém, uns com mais intensidade. O viciado em internet geralmente é uma pessoas com muita dificuldade de relacionar com o mundo, são ultra tímidas e até esquizofrênicos, e encontrou na internet uma maneira de se expressar e ter amigos sem ter medo, o incomodo de relacionar-se com as pessoas e com o mundo é atenuado, assim como um fumante ou um alcoólatra ingeri substancias toxicas para poder encarar a vida.

Não é só na China que se tenta curar vicio na porrada, até os anos 60 por exemplo, aqui no Brasil, qualquer doença mental mais grave ou até mesmo homossexualismo tinha em seu tratamento, tortura de diversos tipos, e na maioria das vezes, o cara morria. Afinal, se não é possível eliminar a doença, elimina-se o doente, que a doença vai junto ... é assim que muita gente pensa até hoje.


O Vício, como o câncer e qualquer outra doença crônica, só tem cura, se a pessoa tiver força de vontade, senão, esquece, vc não pode forçar a nada, o que se pode fazer é tentar mostrar para pessoa o que ela está perdendo e como está se destruindo com o vicio, e ter fé que a mesma caia na real. E mesmo depois de "desintoxicado", é uma batalha todos os dias até o resto da vida para controlar, mas Sozinho, vc não consegue, a família tem que colaborar.


Essa é conclusão que cheguei, depois de ver muitas pessoas perto de mim, principalmente amigos, que se viciaram em drogas e álcool, não sou nenhum psiquiatra e nem profissional da saúde, mas já trabalhei em hospitais e postos de saúde, e sempre vi o mesmo comportamento quando o diagnóstico é vicio.


Todos nós temos nosso vicios e manias, não dá para julgar alguém que tem vícios muito destrutivos ou intensos, por mais que vc não goste de uma pessoa destas. Seria hipocrisia demais fazer :\

PS: Post mais filosófico do que tecnológico, eu sei !!! De vez em quando acontece. Mas tem coisas que precisam ser ditas :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.