Atualização

sábado, 27 de junho de 2009

O Pentium não morreu, ainda ...


O Pentium II, que inovou por ser fácil de instalar e vinha com um cache maior. Pena ser grande demais :P

" MACEIÓ - A empresa prepara os processadores Core i3 e Core i5, mas deve manter as marcas Pentium e Celeron por enquanto.

A Intel já havia anunciado, em maio, que simplificaria nomenclatura dos seus processadores eliminando nomes como Core 2 Duo e Core 2 Quad. Os próximos processadores de desempenho intermediário deverão se chamar Core i3 e Core i5, enquanto o nome Core i7 continuará a ser usado para os chips mais caros e poderosos. "

Fonte: Info (ler matéria)

Se vc perguntasse para qualquer especialista em 2001, se a arquitetura x86, mas especificamente a 586, chamada de Pentium iria ultrapassar a década, a resposta era clara: Não.

Na época o Penitum 4 recem lançada decepcionou um pouco, e a concorrente AMD Athlon tinha um processador mais poderoso, apesar de ser mais caro e com consumo de energia e tamanho maiores que o P4. Já existia os processadores de 64 Bits, o Itanium era tido como o sucessor do x86, por publicações como a Info e a Antiga CD-Expert.


Hj, o Itanium e o Athlon são coisas do passado, a AMD é uma anã, a intel tem completamente o controle do mercado de chips, e com chips x86-64, criado pela rival AMD para o Athlon.


Mesmo com o multi-core, o x86 continua firme, apesar de atravessar a década de 2000, não vai chegar no fim da próxima década.

O Pentium puro, de 32 Bits, esse está condenado. Vamos ter no futuro, processadores mais RISC e misto, do estilo de x86-64, no que vai ser uma transição bem confortavel, ao contrario que diziam em 1999, dos apocaliptico "Bug do Milênio" até a limitação de 4 GB de RAM.

O Pentium vive, por enquanto, está claro que, os "core", que são processadores mistos, vão ser o futuro. Mas dizer uma data exata que o mesmo vai ser extinto, isso não me arrisco, em 2019, ainda vai ter muitos pentium funcionando, precariamente, mas vai ter. Vc duvida? Até hj tem 468 em plena ativa, a informático aprendeu a não duvidar da empresa de Gordon Moore ...

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.