Atualização

quarta-feira, 24 de junho de 2009

[dica] mantenha seus programas atualizados com o PSI.


Tela Principal do Secunia PSI 1.5, um gestor de atualizações comparado ao Synaptic do Linux.

A dica de hj é para vc manter seu Sistema mais seguro.

O Windows Update só alerta e instala atualizações do próprio Windows, mas as dezenas ou mesmo centenas de programas que instalamos fica a mingua. Alguns programas tem seu próprio Update, porém, se vc fosse ativar todos eles ao mesmo tempo, provavelmente ficaria sem banda e com uma maquina lenta e até cheia de spywares.


O Synaptic, o gestor de pacotes do sistema apt no linux tb é eficiente em detectar novas versões para seus programas, pena que nem sempre funciona como deveria, e tb está longe de ter um versão para o Windows.


A Secunia, uma das maiores empresas de consultoria de segurança de software do mundo desde 2007 tem um programa chamado PSI, quem tem a tarefa de escanear todos os programas instalados, capturar suas versões e componentes e compara-lo com um banco de dados na web com as versões mais recentes dos softwares mais usados.


O problema é que a versão 1.0 era em ingles e de dificil uso para os usuários mais leigos, isso mudou, nessa semana saiu o PSI 1.5, quem além de esta em português brasileiro, está mais simples de usar com a implementação do módulo de priorizar os aplicativos mais comuns e deixar componentes e outros apenas para usuários mais avançados.


Depois dos escaneamento do sistema, o Secunia divide os programas em três categorias, Atualizados, com esse vc não precisa se preocupar, Sem Suporte, ou seja, programas descontinuados que não tem mais atualizações, dependendo do programa o PSI lhe dá alternativas de programas alternativos.


E por fim, os inseguros, que pode trazer riscos de segurança, o PSI lhe dá várias instruções e até o link direto para vc poder baixar a atualização para o programa e resolver o problema.

Nessa versão 1.5 tb tem uma atenção especial nos browsers e seus componentes, se houver algum componente com risco de segurança, ele vai lhe alertar.

O programa depois de algum tempo de uso gera estatiscas com graficos na sua página principal, comparando semanas e até por regiões do planeta. O mesmo tb pode ficar onguard monitorando a instalação de aplicativos, se algum aplicativo desatualizado tiver sendo instalado, o mesmo tb alerta.

Vc pode registrar na Secunia e pode mandar alguma expriencia sua com algum programa para o fórum deles. Vc também poderá ler os boletins de segurança (em inglês) mais recentes.


O Programa é totalmente em nuvem, ou seja, é necessário vc ter a versão mais atualizada do IE, do Flash e do Java e uma conexão na internet ativa.

Se vc é paranóico por manter um computador seguro e atualizado como eu, é uma ótima dica.

Apenas para concluir, ele é como um antivirus, APENAS ALERTA se tem algo errado, corrigir o problema é feito manualmente. Seja a desintalação do programa afetado ou baixar a nova versão, tudo é feito por vc, apesar do programa lhe dar links em sua interface que ajuda vc nessas tarefas. Vc tb pode ignorar o aviso que o programa não vai impedir, apenas ficará lhe alertando do problema.

Ele é Freeware apenas para uso Pessoal e só está disponivel para Windows. Para baixa-lo, clique aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.