Atualização

segunda-feira, 4 de maio de 2009

[especial] Ubuntu 9.04


O Ubuntu linux 9.04 usando o Tema Dust, que lembra um pouco o Aero do Windows Vista

Semana passada a Canonical liberou a versão 9.04 do Ubuntu Linux, uma das distribuições linux mais usadas do mundo.

Eu baixei a mesma, para minha surpresa, não consegui roda-la em maquinas virtuais, mesmo com 2 GB de RAM. Testei com o Virtual PC da M$, no qual o ubuntu não conseguia inicializar, e com o VirtualBox, onde consegui rodar, mas depois da instalação dava uns erros estranhos. Desisti das maquinas virtuais e executei o mesmo em ambiente "real", tudo funcionou, só não o instalei por falta de espaço no HD.

Pensei que essa versão do Ubuntu viesse com muitas novidades, mas não veio. Pouca coisa mudou em relação a versão 8.04. Vamos descrever o que mudou, como por exemplo o tema Dust, um tema que deixa o ubuntu um pouco mais parecido com o Vista, como vcs viram na imagem acima.

Vamos as novidades!!

Boot mais rápido



O Ubuntu está mais rápido para iniciar, em média, 1 minuto e 30 segundos, nas versões anteriores, o boot via cd costumava a ser de 3 a 4 minutos. O visual do splash screen do ubuntu ficou mais discreto, mais clean, aquela barra de progresso grande deu lugar a uma pequena linha.

Login



A Tela de login aparece de relance quando vc inicia via cd, e durante a instalação no hd, vc pode escolher em ativa-la ou não. O gerenciador de login é o gdm, compentente. O Tema visual do mesmo, tem pouco o laranja e tem um visual mais black piano, lembrando de novo o Black Aero do Windows Vista.

Desktop



O Desktop continua com a mesma cara, sem muita alterações no tema clássico. O que difere em relação a anterior é o sistema de notificação.

E o seletor de temas, que ganhou alguns temas a mais, como vc pode ver na segunda imagem. Além do Dust já mostrado, mais outros dois temas derivados do Dust em azul e verde foram adicionados.

Aplicativos




Em sequência vc ver o FireFox 3.0.10 com o melhor blog do mundo aberto XD, o GIMP 2.6 e o OpenOffice Writer 3.0. O Ubuntu vem com aplicativos básico, para quem usa o pc para tarefas básica, dificilmente precisará instalar outros programas. Caso precise, vc pode contar com o sistema de adição e remoção rápida do Ubuntu.

Ubuntu no PenDrive



Vc pode transferir o Ubuntu 9.04 do CD (ou da instalação do HD) para um Pendrive. O Ubuntu já vem com um programa que converte o pendrive num disco inicializavel. Quem gosta de portabilidade, e conheço muita gente que carrega o computador no pen, vai pode carregar tudo literalmente, incluindo o S.O. Eu não testei essa função, pois meu pen drive está lotado.

Conclusão

Apesar das poucas inovações, no geral o Ubuntu vem em o processo de melhoria a cada versão. A qualidade da distro continua indiscutivel, apesar de muitos no mundo linux serem contra o mesmo, a cada versão, o Ubuntu vem ficando mais fácil de usar, claro, para falta muito para chegar perto do Windows, mas usar o Ubuntu não requer que vc seja um guru em informática, como antigamente vc precisava ser para usar um linux.

Ele vem com ferramentas básicas e aplicativos básicos, mas tem várias opções de personalização, que já existia nas versões anteirores. Aparentemente, nada das antigas versões foi removido, foi apenas aprimorado, como próprio tema do ubuntu.

Se vc é entusiasta da tecnlogia linux, recomendo que vc baixe e teste, e tire suas própria conclusões.

Para baixa-lo, clique aqui.

PS: Nessa semana a Microsoft vai liberar o RC 1 do Windows 7, vou tentar baixa-lo, se conseguir, vou tentar instala-lo e mostrar as diferenças entre o RC e o Beta.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.