Atualização

domingo, 31 de maio de 2009

[dica] SuperFetch do Windows Vista ... quando utiliza-lo?


Gerenciador de Tarefas do Windows Vista, note que existe várias discrepâncias nos números de memória livre e usada. Sintoma do SuperFetch ativado.

Desde quando o Vista foi lançado que ouço muitas, mas muitas, mas muitas reclamações de usuários que o Vista é lento para inicializar, que só depois de 15 ou 20 minutos depois do boot é que o sistema fica legal para uso.

Quando migrei para o Vista nesse ano, na versão RTM senti isso na pele, depois da instalação do SP1 melhorou, mesmo assim, meu pc para inicializar completamente leva quase 10 minutos.

Um dia desses sem nada para fazer, fui buscar o pq isso acontece, passei a desativar alguns serviços do Windows Vista, e a coisa continuava na mesma até eu desativar o serviço SuperFetch. O meu PC passou a inicializar mais rápido, mas é claro, para iniciar alguns aplicativos ficava mais lento.

O SuperFetch cria uma espécie de dual channel com a memória Ram e a memória virtual. O sistema depois do logon, passa a carregar grande parte dos aplicativos que vc mais usa na RAM e deixa outra parte como serviços de desfragmentação e o windows update em segundo plano na memória paginada. É uma idéia bacana, porém, se vc tem um hd lento, isso se transforma num transtorno.

O SuperFetch é um recurso legal, mas apenas se vc tem um HD SSD ou um HD convencional com mais de 7200 rpm e pelo menos 1GB de memoria RAM DDR2 800Mhz E um processador com mais de 2Ghz, de preferência multi-core, até um placa de video decente melhora o desempenho, se os principais programas que vc executa for jogos. Tanto é que esse recurso só existe no Vista Premium e no Ultimate. É recomenado se a pontuação do indice de experiência for maior que 3,5 .

Se seu computador não tem esse perfil, o melhor mesmo é desativa-lo. Para isso:

1) Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Serviços
2) Procure na lista SuperFetch. Dê um duplo clique e a janela de propriedades vai aparecer
3) Clique em Parar
4) Depois de Fechado, mude o tipo de inicialização de Automático para Manual.

Só apenas um lembrete, apenas a inicialização ficará mais rapida, o desempenho geral do sistema como um todo, se tiver uma maquina não muito dotada, ficará igual. Tb recomendo que se Desative tb o ReadyBooster, que faz de memória RAM alguns pendrivers de alta velocidade e capacidade. O ganho de desempenho em maquinas menos dotadas é quase nulo.

No Windows 7, o SuperFetch está menos espaçoso, o cache é criado de maneira mais suave. É uma das melhorias que vem por ai. Até lá, vai ter que se contentar com o Vista.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.