Atualização

quinta-feira, 23 de abril de 2009

[dica] Extensões para personalizar o Firefox


Recentemente dois colegas meus abandonaram o Internet Explorer e passaram param o lado da Raposa, e claro, seduzidos pelo potencial do FF e sabendo que uso o FF já a muito tempo, ambos pediram sugestões de extensões para o FF via msn, acabei que fazendo uma lista das extensões que mais uso e que para mim são vitais.

Disponibilizo essa lista agora para vc. Como as pessoas tem hábitos e maneiras diferentes de navegar pela internet, algumas dessa extensões pode não agradar. Então, recomendo que teste e se não gostar ou não adptar, remova as mesmas de seu firefox. A remoção de extensões não é como no IE, é muito fácil, basta apenas ir no menu Ferramentas -> Externsões (FF 2.0) ou Ferramentas -> Complementos -> Extensões (FF 3.0)

Só ressaltando, todas as extensão tem seus links para baixar homologados pelo site da mozilla. Nunca instale extensões em seu FF na qual a mesma não esteja no site oficial.

TabMix Plus: Para mim é a melhor extensão de todas e defendo que a mesma seja incorporada totalmente em futuras versões do Firefox. A mesmo permite uma gama enorme de opções e recursos para as abas. Três recursos que eu curto nessa extensão é a possibilidade de configurar que a cada clique em um link, e a cada url ou pesquisa que digitar o mesmo já abre uma nova aba automaticamente, o botão de gerenciamento de abas que permite eu reabrir abas já fechadas e a possibilidade de configurar ações e atalhos. Se quer melhorar as abas, é a melhor extensão para isso.

AdBlock Plus: Essa extensão eu utilizava muito quando tinha internet discada, ela permite vc a bloquear de forma extrema todo tipo de anuncios. Alguns com certeza vão acha-la chata, já que uma vez configurado, ele bloqueia mesmo. Se vc tem dial up ou não suporta propaganda, AdBlock neles

Gmail Notifier: Se vc tem uma ou mais conta no gmail, essa extensão lhe deixará atualizado e lhe poupará de vc ficar fazendo o login toda hora para ver se chegou email. O mesmo faz o login nas suas contas do google, e checa se tem email. Se houver, o mesmo irá emitir um aviso discreto e ficará azul com o numero de mensagens novas, ao clicar nele, ele abre o gmail automáticamente para vc ler suas mensagens. Essa extensão é ótima, pois tira um pouco a paranóia de abrir a caixa de entrada toda hora.

FlagFox: Essa extensão tem a funcionalidade de lhe mostrar realmente em que país o site que vc está navegando está hospedado. Nem sempre site .br estão hospedados no Brasil. Essa extensão é util para segurança, exemplo é que se vc visitar um site de um banco como o itau por exemplo, e ver que o mesmo não está no Brasil, vc pode para antes de entrar numa furada. O Mesmo mostra a bandeira do país onde o site está hospedado na barra de endereços. Se clicar na bandeira, vc terá muitas informações e até o mapa onde está o servidor.

Fast Video Downloader: A principal função dessa extensão é baixar os videos em formato FLV do YouTube e sites similares. É muito mais rapido e pratico que o VDownloader, ao assistir o video, se quiser baixa-lo, é só clicar no icone do mesmo na barra de status, e salvar. Claro, para assitir esse videos, vc tem que ter um player e codec que reconheça o formato FLV, como o FLV player, WinAmp ou mesmo o Media Player Classic do pacote K-lite.

ForecastFox: Essa extensão não tem utilidade técnica, mas pode quebrar um galho. A mesma lhe fornece a previsão do tempo completa, com radar meterológico e tudo de uma cidade. Basta vc procurar o código de sua cidade no AccuWeather e pronto, a cada dez minutos o mesmo atualiza, e lhe dar a temperatura e a condição climatica atual e prevista. As informações vem do site AccuWeather.com

FireFTP: Essa extensão é para quem usa muito FTP, ela transforma o FF em um navegador FTP completo. A mesma depois de instalada não faz arlarde como as outras, é muito discreta, vc só acessa ela pelo menu Ferramentas, porém, ao fazer isso, uma aba com o gerenciador FTP abre, é só vc fornecer os dados do servidor e se conectar. Vc pode enviar e baixar aquivos de FTP, mover, excluir e renomar arquvios. O mesmo é base do FireZilla, gerenciador de FTP baseado no mozilla

VERO: o VERO é o verificador ortográfico do BROffice migrado para o FF. Uma vez instalado, toda caixa de texto vai passar a agir como no word, caso haja erro em alguma palavra, o mesmo vai aparecer com uma sublinhagem em vermelho, ao clicar com o botão direito do mouse, ele vai lhe sugerir uma lista de palavras completas, como no word. O FF tem um verificador oficial, porém, o mesmo está defasado. O VERO é o unico verificador 100% adptado para a reforma ortográfica, ou seja, se quer digitar bem, o mesmo vai lhe dar uma ótima força.

Translator: o nome diz tudo. O mesmo usa a ferramenta de idiomas do Google (mas não só ela, porém, a mesma é a mais eficiente) e permite vc traduizir textos e/ou site num simples clique. Além de portugues-ingles, vc conta com tradução de mais de 10 idiomas. Se vc usava no Babylon no Internet Explorer, vai ficar impressionado pela leveza dessa extensão gratuita que faz a mesma coisa que o Baby, menos é claro, a transliteração via voz.

IEtab: Essa extensão lhe ajuda na migração do IE para o FF. Um site não abre corretamente no FF, a solução é abrir o IE, certo. Se vc tiver essa extensão, não precisa, o mesmo abre uma instância do Trident dentro do FF. Claro, essa extensão só funciona no Windows.

Games: O site de suporte do FF no brasil, o br.mozdev preparou essa coletania de extensões com games, como Tetris, Pacman, Freecell e Snake. O interessante é que se o windows de onde vc trabalha não tem games, passa a ter de forma bem camuflada no FF.

Apenas lembrando, cada nova extensão que vc adiciona, o FF vai ficar um pouco mais pesado, então, não exagere.

Divirta-se no seu firefox.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.