Atualização

terça-feira, 14 de abril de 2009

A Amazônia cada dia mais distante ...


" SÃO PAULO - Fazer chamadas por celular é mais difícil na Amazônia, avalia uma comissão da Câmara dos Deputados que decidiu convocar as quatro maiores teles móveis do país para discutir o tema.

De acordo com o autor da iniciativa, o deputado Silas Câmara (PSC-AM), convites foram enviados à TIM, Claro, Vivo e Oi para que compareçam dia 30 de abril na Câmara dos Deputados."

Fonte: Info (ler matéria)

Apesar da noticia ser sobre celular, cabe como uma luva nas telecomunicações no país inteiro, principalmente a internet.

Nós aqui da capital (principalmente os paulistanos) reclamamos quando o sinal de nossos celulares ou adsl caem ou ficam lentos devido ao numero excessivo de pessoas utilizando, porém, mais cedo ou mais tarde, o serviço aqui para nós acaba estabilizando. Agora, vc que mora no interior sabe muito bem as dificuldades para conectar a internet.

A banda larga via cabo não chega a 20% dos municípios brasileiros do interior, os que tem, o sinal é precario, não ultrapassa 300 kbps. No resto do país onde ainda a banda larga não chegou, a solução ou é via satélite ou Dial Up.

A situação piora na região norte do Brasil. Pará e Amazonas são os estados que ainda tem uma infra estrutura meia boca para internet, o restante da região norte, é praticamente isolada. É por isso que não vemos muitos rondoniense,roraimense ,amapaense e principalmente, a espécie mais rara da internet brasileira, tão rara que alguns acham que não passa de lendas e outros até brincam sobre sua existencia, os acreanos XD


Não é por culpa deles, alguns municípios são tão afastados, que os que se conecta, usa infra estrutura de rede de paises vizinhos como o peru, Colômbia ou guiana francesa, é por isso que é dificil pegar ips destes estados em serviços de rastreamento de audiencia, como o Google Analytics.


Desmatar a floresta para fazer fazendas, garimpo, estradas e passar cabo é tolice. Algumas soluções estão a caminho, como por exemplo a rede por fio de eletricidade, o PLC, que foi recentemente regulamentada pela Anatel, apesar das interferencia que o sinal pode causar em outros aparelhos e ser uma rede básicamente sem roteamento direto (todos os pontos são HUBs, e HUBs são incomodos) e ter pouca privacidade, pode chegar a 2 Mbps, algo para quem tem 14,4 Kbps em linha discada no meio dos seringais, é algo ótimo. Mas solução mesmo seria redes sem fio e mais satelites, não afetaria a natureza e teria mobilidade.


Fica ai nossa solidariedade aos amigos nortista, se serve de consolo, seu amigo Casper se conectou a internet por 13 anos por Dial Up. Se vc é daí do norte, comente, afinal, não conheço a situação de perto, pode ser melhor ou pior do que comentei, afinal, me baseio pela imprensa e por amigos que me contam como é dificil se conectar ai ...

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.