Atualização

quarta-feira, 25 de março de 2009

Dial-up ainda vive ...



" SÃO PAULO - Uma análise do Ibope apontou que 16% dos 24,8 milhões de usuários domésticos ativos de internet navegam por meio de conexões discadas.

A banda larga, em suas variadas formas, responde por 84% do mercado. De acordo com o Ibope, no entanto, o número de pessoas que navega por dial-up mantém-se estagnado no país ao passo que a banda larga cresce de forma acelerada. "

Fonte: Info (ler matéria)

O Dial up assim como o mouse, é uma tecnologia com sentença de morte decretada.Só ainda não morreu pq conectar em dial up é uma solução mais barata.

Um link DSL "porco" de 1 Mbps com apenas 10% de garantia (ou seja, 128 kbps) custa em média 90 reais. Enquanto que conectar em alguns planos em dial up sai por 25 reais por mês, tendo 56 kbps nominal!

Bom, o governo e a sociedade precisa ao pouco pressionar as grande operadoras brasileiras a investir em infra-estrutura da rede de backbones. SE o Brasil tivesse a mesma demanda por internet que países como Japão, Coréia do Sul, China, India ou a Europa, nossa rede travaria facil a cada 20 horas. Podemos ter o maior tempo em torno da internet, mas 90% das pessoas ficam apenas com trafego simples http ... coisa que não acontece em outros paises, e isso é devida a herança de comportamento do dial up. Aos poucos os usuários de banda larga brasileiros vão perder este medo, e ai, o caldo vai entornar :P

E claro, não só melhorias de infra, mas uma melhorada nos preços e principalmente no atendimento é crucial. E claro, liberar de vez o povo a usar Gateways ("Roteadores") e programas de P2P.

Mesmo as vezes com o link dsl ruim, não sinto saudades dos quase 12 anos de navegação dial up, a banda larga nos proximos 10 anos será o padrão e será diferente do que é hj, vai restar aquele realmente pobre ou saudosistas masoquistas a conexão via fax/modem ... assim como no mouse: Vá com deus!!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.