Atualização

segunda-feira, 30 de março de 2009

Chips de Grafite ...


Processadores de computador hj são feitos de silício, ou seja,areia, amanhã serão feito de grafite ...

" SÃO PAULO – Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) acreditam que os processadores feitos com grafeno podem atingir a frequência de 1 THz.

Para se ter uma ideia, os chips atuais chegam a, no máximo, 5 GHz. Segundo os pesquisadores que estão trabalhando com o componente, é possível que a nova tecnologia vá para o mercado nos próximos dois anos. "

Fonte: Info (ler matéria)

O Carbono e o Silício realmente são elementos químicos extraordinários, o primeiro sustenta toda a vida conhecida e o segundo é um semi-condutor único. São elementos parecidos, só que o silício é mais pesado e sua obtenção como substância pura é muito mais custosa em termos de energia. Alias, uma curiosidade: Se a Terra estivesse na órbita de Vênus e com essas mesmas condições, a vida poderia ser toda de silício ao invés de carbono :P

Deixando esse papo de cientista de lado ...

Essa descoberta que o grafeno (uma espécie impura de grafite) construir processadores e chips mais rápidos abre um leque enorme para a computação. Não é só a assustadora velocidade (de 5 Ghz para 1 Thz, eles com silicio um dia chegaria a essa velocidade), mas em uma área facinante e éticamente polêmica: Chips no corpo humano.

Chips de silicio tem seus inconvenientes, é facil de ser detectado pelo corpo sendo rejeitado. Chips atuais com essa tecnologia tem que usar uma capsula de proteina ou inox que deixa mais caro e mais lento e pode contaminar o usuário com metais pesados. Porém com chips de grafite, que é carbono tem muito mais chances de ser aceito pelo corpo.

Usar esses chips em maquinas como marcapassos, deixando-os mais leves. Fazer os mesmos substituir nervos rompidos permitindo pessoas paraplégicas andar novamente, implantar um chips nos terminais de nervos de membros amputados e nanorobos ... a aplicação disso na medicina é ampla.

E tirando isso, a grafite é mais eficiente para refrigeração. E nosso deskops mais rapidos também, seria o minimo que essa nova tecnologia poderia nos dar. Basta saber agora, se é tão duravel e estável como o silicio é, se for, derreter areia será apenas util para fazer vidro.

Quem viver, verá XD

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.