sexta-feira, 8 de março de 2013

Ainda falta muito para que todos alcancem as nuvens ...

Computação em nuvem
Sabe como é, as nuvens estão no céu e o mesmo é bastante alto :D

" Brasil, Rússia, Índia e China ainda se mantém atrás de países desenvolvidos em políticas consideradas críticas para o futuro da computação em nuvem, mas cada um desses países fez algum progresso no ano passado, afirmou um grupo de empresas de tecnologia dos Estados Unidos. (...) "   


Enquanto muitos engenheiros e desenvolvedores americanos, japoneses e europeus em geral já pensam em apps totalmente em nuvem e com inúmeros avanços, em sistemas sem mouse e teclado movidos a comando de voz e telas de touchscreen por tudo quanto é lado, aqui, no mundo dos países emergentes, vem a dura realidade.

Estamos em março de 2013, e tudo que eu falei neste post a quase 4 anos atrás está se confirmando, infelizmente, só temos links residenciais de 100mbps em poucas regiões do país enquanto que a grande massa está com sua conexão de 512kbps a 4mbps. 

O cara que escreveu na info tem mais dois anos para acertar a sua profecia, e torço para isto, mas eu ainda sou um tanto cético, não acho que aquele cenário descrito vai acontecer em 2015.

A velocidade e a qualidade dos links de rede é o principal problema da computação em nuvem no Brasil, já que data centers em si, não é obstaculo, é algo "simples" de fazer se você tiver uma boa infraestrutura de comunicação no país.

E aí a realidade bate a nossa porta. 

Nem mesmo com a copa e as olimpíadas, o país não deu uma atenção especial para a infraestrutura de comunicação (alias, não deu atenção em nenhum tipo de infraestrutura, mas isto é uma outra história), o que vai fazer falta para a evolução tecnológica no Brasil a curto prazo.

E o quesito legal também não é muito estável, não existe uma legislação especifica para segurança de dados, e temos de sobra projetos de lei absurdos e aberrações completas como a lei Azeredo e a lei Dickmann.

O que fatalmente vai ocorrer, é que as empresas brasileiras que precisarem da nuvem, vão ter que comprar estes serviços no exterior ou montar o seu próprio, que custará fortunas.

A nuvem não é mais tendência, é um fato, é um caminho já delineado e sem volta, pode ter obstáculos mas um dia será o paradigma. Um bom teste para saber se você já está flutuando na nuvem, é desligar o modem e tentar passar 3 dias sem internet e tentar fazer o seu trabalho, o seu estudo e sua diversão através do computador sem a web neste período. Certeza, mas de 90% não consegue, e olhe que você está no Brasil, tente fazer este desafio nos EUA ou no Japão, o resultado será claro:  a nuvem chegou, se vai chover e virar um desastre, depende de cada um, ou de cada país. :P

Um comentário:

  1. Minha conexao e de 512k pagar uma maior sem condiçoes

    Como sempre as novidades ficaram para os paises mais bem administrados

    ResponderExcluir

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.