sexta-feira, 22 de março de 2013

Chrome OS vs Android: Quem sobreviverá?

Chrome OS
 O Chrome OS é considerado por muitos, um elefante branco para o Google ...

" Os sistemas operacionais Chrome e Android do Google continuarão a ser produtos separados, mas a sobreposição entre eles pode aumentar, disse Eric Schmidt, presidente do conselho da companhia, uma semana depois que as duas divisões passaram a responder a um mesmo executivo. (...) "  

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Como já disse a mais de 3 anos atrás, o Chrome OS está muito á frente de seu tempo, um sistema totalmente baseado em nuvem ainda é um sonho, e justamente por tentar ser totalmente em nuvem, o Chrome OS leva muitas criticas e desconfianças do público em geral.

Os Chromebook venderam até bem no inicio, mas ultimamente andam apagados com a febre do tablet, entre comprar um netbook e um tablet, a segunda opção é escolhida pela grande maioria das pessoas, afinal, se eles querem um dispositivo portátil apenas para acesso a internet, é necessário mesmo um teclado e um peso extra?

O Google até melhorou a interface e deixou o Chrome OS com cara de distro linux, mais parecido com o Windows, com área de trabalho e explorador de arquivos, e mesmo assim parece não ter agradado.

Por essa dificuldade, acho difícil existir uma fusão do Android com o Chrome OS, acredito que ambas as plataformas são conflitantes, e uma irá sair vencedora e a outra será abandonada.

O Android já tem uma grande vantagem em cima do Chrome OS, é a plataforma móvel mais usada do mundo e muito flexível para desenvolvimento, mas ao mesmo tempo é muito fragmentada, coisa que Chrome OS ainda não é.

Vai depender do mercado, da concorrência e da saúde financeira do Google, mas um dos sistemas vai ser abandonado, com certeza; Tudo leva a crer que seja o Chrome OS, mas se o Google ainda está se dedicando ao mesmo, com certeza existe alguma estratégia em manter ambos os sistemas coexistindo por algum tempo. 

Há quem diga que o Chrome OS é um projeto natimorto, tudo leva à crer que sim, mas de repente o Google pode nos surpreender!  

PS: Consegui esta semana depois de andar a Sta Ifigênia inteira comprar duas gavetas para os HDs, sendo á mais difícil de achar, uma gaveta para um HD do tipo IDE :) (quem mandou ficar 7 anos com um mesmo PC? :D) 

Com isso, finalmente posso recomeçar o desenvolvimento da próxima versão do Chaos MenuGames II. Ainda vai demorar alguns dias para sair a próxima versão nightly, mas novidades nos espera. Clique aqui e saiba mais sobre este reinicio do desenvolvimento. 

PS2: Como de praxe, renovei os domínios do Casper Vox e do Casper Studios, e tem uma novidade: Comprei o domínio caspervox.com, agora você pode acessar o blog tanto em caspervox.com como em caspervox.net (o endereço .net continuará sendo o principal e continua inalterado, o endereço .com é apenas um mirror e uma garantia de marca :D).

2 comentários:

  1. Fala Casper gostei da postagem mas e aquele Firefox OS? eu ate baixei ele mas nao consegui instalar na maquina virtual da Oracle.Sempre dava um erro logo no inico da instalaçao

    Sobre a gaveta de HD IDE na epoca quando fui na Santa Efigenia nao achei entao comprei aqueles adaptadores externos.

    Nesta semana minha HD Quantum Fireball de 4GB quebrou...as vezes ela funciona mas depois de um tempo ela da um "Tek" metalico e para...instalei o XP nela lol

    Abraço Casper Otimo Domingo

    ResponderExcluir
  2. @Dav

    O próprio Firefox pode emular o Firefox OS, basta você instalar o r2d2b2g.xpi através deste link: http://migre.me/dOYpw

    Foi difícil achar uma gaveta IDE, os adaptadores e docks estavam muito caros (mais de 120 reais), já estava desistindo quando decidi entrar em mais uma galeria, e no final da mesma tinha uma loja simples, perguntei e o cara disse que tinha em estoque. :D

    Acabei comprando uma gaveta da Goldship, algo que eu não via desde o ano 2000 rsss :)

    Eu já tive um HD Quantum Fireball, mas era de 2 GB e ele quebrou em 2007 (durou 11 anos), o seu até que durou muito :D

    Bom domingo para você também :D

    ResponderExcluir

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.