Atualização

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Você tem medo da orkutização? Este post é para você!



" São Paulo - A orkutização, termo em alta nas redes sociais nos últimos tempos, foi o tema de uma mesa redonda durante a tarde de hoje no YouPIX, evento que começou hoje e vai até sexta-feira em São Paulo.

A orkutização pode ser classificada como a popularização de serviços ou adoção deles pelas classes populares. O atual crescimento do Facebook no Brasil seria um possível exemplo de orkutização. (...)"


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

A questão é muito mais complexa do que parece, apesar de ter causas extremamente óbvias.

Por que a popularização da internet num geral, irrita tanta gente?


Por que você não pode conviver com outras pessoas, mesmo que elas sejam diferentes de você?


A resposta é muito mais óbvia: egoísmo e preconceito!


Meu recado agora é para aquele(a) que odeia a orkutização.


Você, de classe média alta, que não gosta da população na internet e quer muito que a aquela internet da década de 1990 volte, esqueça. Isto jamais irá acontecer!


A orkutização (prefiro o termo inclusão digital) é permanente. E ela cresce exponencialmente e muito rápido. Não tem como deter. É Impossível. Pense numa avalanche. Não será sua vontade que irá detê-la. Você pode reclamar, mas senão adaptar-se, será engolido por ela.


Você pode até isolar-se em condomínios, em bairros e até cidades para evitar "os populares", mas na internet, na web, nas redes sociais, meu amigo, você vai ter que conviver com a gentalha. Não tem como!


E o pior, na internet, assim como no cemitério, somos todos iguais.
Todos com perfil digitais, informações binárias guardadas em algum data center qualquer. Seu perfil nestes data center é mais um numero, são dados que ficam fragmentados e até se corrompem, como qualquer outro.


Você é só mais um, você no alto da sua arrogância e do seu egoísmo acha-se mais culto e mais especial que não pode conviver, mesmo que de maneira virtual com outras pessoas que não tem o "status" que você, me desculpe, mas realmente você merece ficar sozinho.


Se você não aceita a sua empregada ou o seu motorista como seus amigos, você é digno de pena.


E o pior de tudo nem são os "riquinhos mesquinhos", são os pobres metidos a besta, que se acham intelectuais e só por que tem um pouquinho mais que o povo, já se acha elite. Para vocês também vale o mesmo que eu escrevei acima.


Se você não gosta de receber aqueles scraps ou recados com aviso animados, basta conversar com a pessoa e explicar que não curti muito. Tenho certeza que com uma conversa, com um bom dialogo com um amigo, se a amizade for verdadeira, pode-se chegar a um acordo. Mas isso acaba sendo bobagem, por que a hipocrisia é endêmica!

Os brasileiros num geral ficaram horrorizados com a sociedade indiana retratada naquela novela da globo, mas no fundo no fundo, muitos que diziam ser contra as castas, na verdade queriam que as mesmas existissem aqui no Brasil.


Pelo menos na Índia, a coisa é aberta, institucionalizada, aqui, querem criar sistema similar só que de forma dissimulada, hipócrita.


Sinto muito gente, o país está crescendo e parece que "engatou a segunda". Muita gente vai subir na vida, e a diferença social na próximas décadas vão diminuir consideravelmente. Então acostuma-se.


Eu mantenho um perfil no orkut. Qualquer um que me conheça pessoalmente eu adiciono, converso e interajo. A maioria está indo pro Facebook e alguns pro Twitter. Legal, mais interação, mais gente com quem conversar!


Fui convidado para o Google + e até agora, um vazio imenso, a rede tem potencial mas não tem usuários. Eu até me pergunto se o mesmo é do Google, por que não é possível algo ser tão vazio.


Muitos preferem assim, redes sociais vazias, assim como suas próprias vidas :P

PS: Coloquei um banner de divulgação do Firefox na parte de cima do blog. Pois vejo tanto comercial do Chrome, e nenhum da Mozilla, e já que sou um entusiasta do mesmo, tomei a iniciativa. A Mozilla não está me pagando um único centavo, e se você não gostou, bom, fazer o quê, não é? :D

1 comentários:

Leandro Laia disse...

Muito bom!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.