sexta-feira, 8 de março de 2013

A mulher na tecnologia ...

Mulheres
Fala a verdade, vocês só clicaram neste post por causa da paisagem acima. Machistas hehe XD 

"O Google celebra o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, com um doodle especial, em que rostos de mulheres de diferentes idades e etnias formam as letras da logo do gigante das buscas.(...) "   

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria)

Deixando as palhaçadas de lado, quantas mulheres que trabalham na TI e na computação você conhece hoje? Poucas? talvez (depende de onde você mora e trabalha), mas no geral hoje já tem um número considerável de mulheres na área, diferente do que acontecia a dez anos atrás, onde era difícil você encontrar um exemplar feminino.

Hoje, tem muitas mulheres nesta área de loucos, ainda ganham menos que muito macho incompetente por aí e proporcionalmente falando ainda são poucas, mas é ótimo ver mulheres que gostam de tecnologia, o que era algo raro até um tempo atrás. Computadores e sistemas era trabalho de meninos, de meninos nerds.

E aqui é que eu destaco a principal qualidade das mulheres na TI, é que grande parte dos homens que trabalha nesta área, são nerd e pessoas mais infantis. Sim, infantis!

A infantilidade de um bando nerds as vezes atrapalha, já vi muitos moleques (no sentido figurado, pois era marmanjo de 30 anos) fazendo molecagens durante o trabalho, desde ficar assistindo anime e montando lego durante o expediente até invadir sites e computadores de outras pessoas dentro da empresa. E isto é apenas um exemplo de molecagem que presenciei, já ouvi coisa muito pior.

Quando uma equipe de TI tem uma ou mais mulheres, o trabalho e o relacionamento da equipe tende a ficar mais sério, pois as mesmas sempre corta de primeira qualquer comentário infantil e repudia babaquices e infantilidades em geral.

Claro, existe as exceções, mas na minha experiência é o que mais vi, as mulheres na TI são um sinal de ordem, de seriedade, de disciplina e até mesmo de admiração. Se você é mulher, fique orgulhosa de suas amigas da TI que conseguiram chegar lá.

Respeito e seriedade que falta hoje em dia com as professoras por exemplo, onde são consideradas frágeis.

E uma curiosidade: Analise de sistemas e webdesginers são as áreas da TI onde eu vi mais mulheres trabalhando (quando estava na faculdade, em ciência da computação tinha 3 mulheres enquanto em um sala de Analise de sistemas tinha 8), programação e computação gráfica elas ainda são exemplares raros.

Apesar dessas boas noticias, as mulheres ainda tem muito o que conquistar na sociedade, como disse no começo, conheço algumas que ganham menos que um homem na mesma função, e isto é injusto. Mas o que já foi conquistado é importante, e fico extremamente feliz que as mulheres na nossa área estão na mesma por que gostam e merece e não apenas como objeto, como colírio, como ocorre em muitas outras áreas. 

PS: Para as nossas amigas e leitoras do Vox, um feliz 8 de março :D
PS2: A imagem acima é apenas um brincadeira, mas se você leu o texto saberá falei sério sobre este assunto.

1 comentários:

Dav disse...

Hoje no Globo News naquele programa do almoço o Estudio i falou da moça que saiu do Google e foi para o Yahoo,pelo que entendi ela estava desde a fundaçao do Google.

Lembro que na area de manutençao de pcs eu fiz curso e tinha mulheres mas nao vi ate hoje alguma mulher trabalhando nisso.

Em certas profissoes prefiro as mulheres mesmo



Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.